3 Escalas que Todo Iniciante do Violão Deve Aprender e Treinar

ESCALAS VIOLÃO

É muito importante para quem está aprendendo violão, conhecer e praticar escalas. Principalmente se você deseja progredir no aprendizado do violão, melhorar sua técnica e performance para tocar, é fundamental conhecer e saber executar algumas das escalas mais utilizadas. Por isso, hoje separamos 3 escalas que todo iniciante do violão deve aprender e treinar. Não Perca!

Existem diversos tipos de escalas diferentes e não é necessariamente obrigatório conhecer todas, opte por estudar inicialmente as mais utilizadas e depois aprofunde mais naquelas em que são fundamentais para o tipo de música que deseja tocar. Para quem está começando aprender a tocar violão, empenhe-se em aprender e treinar algumas escalas simples e dominar as escalas fundamentais.

 

ESCALAS VIOLÃO

As escalas são à base da composição e improvisação em praticamente todos os estilos e gêneros, portanto, aprendê-las pode ser o diferencial entre um músico bom e um músico excelente. Aprender escalas é geralmente tão simples quanto memorizar padrões simples através da prática. Então, pegue seu violão e vamos lá:

3 Escalas que Todo Iniciante do Violão Deve Aprender e Treinar

1ª: ESCALA DIATÔNICA

A Escala Diatônica é formada pelas sete notas naturais com a repetição da nota tônica, logo é uma sucessão de oito notas (contando a repetição da primeira), com cinco intervalos de TOM, e dois intervalos de SEMITOM.

C – D – E – F – G – A – B – C  

As escalas maiores e menores naturais são exemplos de escalas diatônicas. Entenda melhor em “Escalas Diatônicas – O que é?”.  Vamos aprender a Escala de Dó Maior dentro da Escala Diatônica.

  • Escala de Dó Maior

A Escala de Dó Maior é uma das primeiras escalas que aprendemos a tocar no violão por ser uma escala mais simples, sem nenhuma nota com sustenido (#) ou bemol (b), além de poder ser utilizada e entendida com facilidade em explicações de teoria musical no violão e em outros instrumentos musicais.

Ao entender a explicação da Escala de Dó em uma determinada teoria é mais fácil aplicar em outras tonalidades e entender melhor. Portanto, não deixe de entender e treinar a Escala de Dó, pois irá te ajudar muito a progredir suas técnicas no violão.

2ª: ESCALA PENTATÔNICA

A Escala Pentatônica é uma das escalas mais importantes no violão e é caracterizada por ter apenas cinco notas em sua estrutura.

Temos dois tipos básicos da Escala Pentatônica que são mais utilizadas, são elas:

  • Escala Pentatônica Maior: Possui cinco notas em sua estrutura e a terça é sempre maior (Terça maior:Possui a distância de dois tons).

 –  – Mi – Sol – 

  • Escala Pentatônica Menor: Segue a mesma linha de raciocínio da Escala Pentatônica Maior, porém a diferença é que a terça é sempre menor (Terça menor:Possui a distância de 1 tom e meio).

 – Mib –  – Sol – Sib

Existem várias escalas pentatônicas, mas umas das escalas mais desejadas pelos iniciantes do violão é a uma variação da Escala Pentatônica, com seis notas, muito utilizada em Blues, chamada de Escala Penta Blues, ou Escala de Blues ou ainda Blues – Note.

 – Mib –  – Fá# – Sol – Sib (Aplicada à Pentatônica Menor)

 –  – Mib – Mi – Sol –  (Aplicada à Pentatônica Maior)

3ª: ESCALA CROMÁTICA

A Escala Cromática  é formada pelas sete notas naturais acrescidos de cinco notas acidentadas, totalizando 12 sons. Dessa forma, quando inserimos os acidentes musicais, que são o sustenido “#” e o bemol “b”, eles modificam a altura das notas aumentando ou diminuindo meio tom na Escala Diatônica (que vimos acima), formando a Escala Cromática.

C– C#– D– D#– E– F– F#– G– G#– A– A#– B

Todas as notas em sequência formam a escala cromática.

É uma escala que tem como característica principal avançar ou diminuir sempre de meio em meio tom. Saiba mais em “Escala Cromática”.

Fique Atento! As escalas não são melodias, portanto não podem ser usadas como a melodia ou o solo de uma música.  Elas são um agregado de notas que pertencem a uma tonalidade e utilizadas, aí sim,  para fazer a melodia ou solo de uma música.

Veja também “TÉCNICAS MAIS UTILIZADAS NO VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook.