Acessórios de Violão Que Todo Iniciante Precisa Conhecer

Aprendendo sobre arpejos

Você que está começando a tocar é interessante conhecer os acessórios de violão. E para te ajudar a ficar por dentro, selecionamos alguns acessórios que podem te auxiliar muito durante sua jornada. Confira!

Alguns acessórios são indispensáveis para te ajudar a dar os primeiros passos para aprender a tocar violão, outros são úteis para te ajudar a melhorar sua performance com o instrumento e nos estudos. Provavelmente, em breve você precisará utilizar alguns ou todos os acessórios listados. Então, continue lendo para conhecer e aprender sobre eles.

Acessórios de Violão Que Todo Iniciante Precisa Conhecer

afinador para violão1º: Afinadores.  Muitos iniciantes do violão encontram dificuldades em afinar seu instrumento no começo, e aí vem à importância do afinador, pois ele te ajudará a afinar seu violão mesmo sem ter uma percepção para notas bem desenvolvida. É muito importante manter o instrumento sempre afinado. Vale lembrar que também é fundamental no aprendizado desenvolver a percepção musical e aprender a afinar de ouvido.

 

capostraste2º: Capotraste. Atualmente muitos músicos utilizam capotraste em suas composições.  Possui funcionalidades que ajudam a tocar e cantar com mais facilidade, além de cumprir a mesma função da pestana apertando todas as cordas do violão ou algumas cordas em determinada casa, sendo também possível subir a tonalidade da música como se estivesse tocando com as cordas soltas, ou seja, sem modificar os modelos de acordes utilizados.

 

Palheta3º: Palheta. Produz um som muito diferente do som tocado com os dedos da mão direita, que geralmente é mais alto e mais definido. Entretanto, incialmente é aconselhável aprender e dominar as técnicas com as mãos e a ter destreza com os dedos. Somente depois, já com certa intimidade com o violão, é indicado aprender a usar a palheta.

Slide violão4º: Slide. Não é utilizado por todos os músicos, entretanto esse acessório traz uma sonoridade diferente e é de fácil manuseio.

 

METRONOMO5º: Metrônomo. É um acessório muito importante no estudo do violão, visto que ele auxilia no tempo e na dinâmica de ritmos e compassos. Todas as notas tem um tempo exato para durar em uma música, e para que você fique bom em sustentar notas em seus tempos certos, é necessário que aprenda a treinar da forma correta, e o metrônomo é o acessório mais correto para que você faça isto. Portanto é um dos itens mais importantes para seu treino, independentemente do modelo que queira utilizar.

 

Escudo para violão6º:Escudo. É muito utilizado por quem toca com palhetas, pois ele protege o violão contra os arranhões das palhetadas. O escudo pode ser comprado em qualquer loja de instrumento separadamente, basta escolher aquele que melhor  se adéqua com o modelo do seu violão.

 

 

desenrolador de cordas manivela7º:Densenrolador de Cordas. Seve para desenrolar ou enrolar as cordas na hora de efetuar a troca do encordoamento do violão. Este  acessório permite que você ganhe  mais tempo na hora de efetuar a troca das cordas do violão, é bem simples e fácil de usar.

 

 

Correia para violão8º:Correia. Geralmente é usado para apresentações ou para quem toca em banda e/ou o músico que toca em pé, pendurando o violão ao pescoço.

 

 

tampo para violão9º: Tampo. O tampo de violão serve para quando ligar um violão eletroacústico em uma caixa amplificadora não ocorra microfonia. Vale a pena ressaltar que o tampo de violão influencia no timbre que você vai ouvir, e por conta disso é recomendado realizar um teste antes.

 

 

Porta palheta10º:Porta Palheta. A palheta é um objeto fácil de ser perdido, portanto este acessório permite amenizar as perdas de palhetas. É um acessório simples e barato, e muito eficiente.

 

kit de limpeza para violão11º:Kit de Limpeza. Um violão sujo pode prejudicar a sua técnica e até o seu som, e as cordas sujas podem ficar com uma sonoridade ruim ou até estourar. O nosso suor é abrasivo para o instrumento, favorecendo o aparecimento de pontos de ferrugem, mau contato na parte elétrica e desgaste excessivo das cordas. Utilizando os produtos adequados, é sempre bom limpar o seu instrumento e as cordas após o uso.

 

CAPA PARA VIOLAO12º: Capa. É um acessório de grande importância tanto para se locomover com o violão, quanto para protegê-lo de arranhões, riscos e quedas. Além de ter vários tipos de capas no mercado hoje em dia, com várias utilidades e bolsos externos e internos que podem ser muito úteis.

 

 

SUPORTE PARA CIFRAS13º: Suporte para Partituras, Cifras e Tablaturas. Esse suporte é excelente, pois proporciona melhor posicionamento e flexibilidade na hora de estudar e treinar. É também muito útil para quem deseja se apresentar, tocar com os amigos, na igreja e afins, pois serve como suporte para sua pasta de músicas ou folhas. Existem vários tipos de modelos e material.

 

TRIPÉ VIOLÃO14º: Suporte ou Tripé. É outro acessório fundamental, pois permite guardar o violão da forma correta. Muitas pessoas prejudicam o instrumento por guardá-lo da forma errada.  Além de ser possível organizar melhor seu local de estudo e deixar o violão mais acessível na hora de pegá-lo para treinar e tocar. Outra vantagem do suporte ou tripé é sua locomoção, por ser leve e de tamanho adequado pode ser transportado de um lugar para o outro com muita facilidade.

Agora que conhece os acessórios, você já poderá utilizar alguns deles treinando algumas músicas. Lembrando que para aprender violão é necessário que você aplique e pratique.

Veja também “NOMENCLATURA E TREINAMENTO DAS MÃOS”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *