Aulas de Violão Gospel – Espessura das Cordas do Violão

curso de violao gospel

Na hora de trocar as cordas do violão, sempre surge àquela dúvida: Qual encordoamento comprar? Se a marca x ou a marca y é melhor, se podemos trocar a espessura das cordas e qual calibre usar. Muitas vezes acabamos comprando aquele que tem o melhor preço, por indicação de amigos ou porque é de uma marca famosa. Para que não tenha dúvidas na hora de comprar seu encordoamento novo, separamos algumas dicas para você entender um pouco mais sobre as espessuras das cordas do violão.

Várias são as dúvidas que surgem nesse momento e para escolher o melhor encordoamento devemos fazer um estudo básico sobre a espessura das cordas, chamadas tensão. É essencial escolher as cordas que melhor se adaptam ao seu instrumento, devendo a espessura das cordas sempre ser levada em consideração, pois afeta a tocabilidade e pode afetar a regulagem do tensor. É preciso também levar em consideração fatores como o tipo de música que se pretende tocar e a sonoridade que se quer atingir. Lembrando que, não existe uma regra específica para a escolha, pois dependerá muito do tipo de violão que utiliza e de como você toca.

 

curso de violao gospel tensao das cordas

 

CALIBRES MAIS FINOS

Os encordoamentos com espessuras de 0.09 e 0.10, por exemplo, normalmente são mais flexíveis facilitando a execução das técnicas, não é necessária muita força para apertá-las e executar os acordes. Porém, geralmente esses encordoamentos são menos resistentes o que fará que arrebentem mais rápido ou podem ter um timbre menos encorpado e não tão bonito. Por isso, muitos músicos profissionais optam usá-los em gravações para facilitar a execução de técnicas de solo e encordoamentos mais grossos para um melhor timbre nas bases harmônicas.

CALIBRES MAIS GROSSOS

Os encordoamentos com espessuras de 0.11 e 0.12, por exemplo, possuem sons mais encorpados e bonitos. Porém, como as cordas são mais duras, esses encordoamentos geralmente dificultam ações como apertar as cordas, a utilização de algumas técnicas de violão e se o seu instrumento não for resistente pode empenar o braço do seu violão.

Evite usar encordoamentos com tensão inferior ou superior a do seu violão, para não ter problemas com desvantagens técnicas, sonoras, ou outras relacionadas a desempenho e também ao instrumento. Prefira sempre comprar encordoamentos da mesma tensão do seu violão! Caso você tenha dúvidas, retire a sexta corda e leve a loja para o vendedor ver qual a tensão das cordas que você usa. Se possível é aconselhável você levar a embalagem de seu encordoamento antigo.

 

aula de violao gospel encordoamento

TEMPO DE USO DAS CORDAS

Se o seu violão parece ter perdido o som, os agudos e os baixos parecem abafados e as notas dos acordes tornaram sem brilho, saiba que já passou da hora de trocar as cordas do seu violão.  Dependendo da frequência com que o instrumento é usado, é aconselhável substituí-las de poucos em poucos meses. Nada de ficar seis meses a um ano com o mesmo encordoamento, principalmente para quem está aprendendo a tocar violão, pois as cordas velhas perdem a afinação, dificultando o desenvolvimento de um bom ouvido musical.

As cordas novas demoram cerca de dois a três dias de uso para ficarem amaciadas. E para prolongar um pouco mais o tempo de duração das cordas do violão, passe sempre uma flanela para retirar a sujeira, depois de tocar.

MARCAS

Existem várias marcas hoje em dia, mas sempre opte pelo bom senso. Selecione um encordoamento pela qualidade e nunca somente pela marca. Escolha a melhor para o seu violão.

 

Veja também “DICAS PARA COMPRAR UM VIOLÃO DE QUALIDADE”.

Pesquise em nosso Blog! Deixe seu comentário, compartilhe com os amigos!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *