Como Abafar as Cordas do Violão

O abafamento das cordas é uma técnica que usa a parte lateral da mão para abafar as cordas do violão e requer prática para dominá-la, mas é essencial para qualquer violonista. Essa técnica pode ser utilizada em todos os ritmos musicas, principalmente no rock, country e punk. Então, aprenda a fazer a técnica de abafamento das cordas. Confira!

Normalmente, quem está iniciando no aprendizado do violão logo quer aprender o maior número de técnicas e músicas possível. Calma, tudo tem seu tempo! Vamos aprender uma de cada vez. Então, tenha paciência e treine bastante o abafamento das cordas do violão utilizando as dicas abaixo.

 

Como Abafar das Cordas do Violão

1- Apoie o lado externo da mão que faz o ritmo no cavalete do violão. Tente deixar a mão mais perto do cavalete, assim as notas soarão mais claras. Caso contrário, se a mão ficar mais longe, as notas fica “sem graça”.

Não é uma regra que a mão deve ficar apoiada sobre o cavalete, porém ao fazer isso se obtém um melhor som.

 

2 – Depois de realizar o primeiro passo acima, apoie sua mão nas cordas.

 

3 – Em seguida, toque qualquer nota ou acorde. Evite fazer movimentos com a mão apenas na vertical. Descubra novas possibilidades de movimentos! Uma boa opção para começar é movimentá-la para a esquerda e para a direita.

 

4 – Fique atento a pressão que está exercendo nas cordas. Se pressionar muito as cordas, as notas são completamente silenciadas e se pressionar muito pouco o timbre do abafado não soa nítido.

 

Ao fazer o abafamento, perceba se as notas não aparentam soar diferentes uma da outra, quase como se o violão produzisse apenas um som de percussão. Se as notas não soarem diferentes uma das outras, significa que está pressionando demais as cordas.

Mas, caso o som esteja plástico, agudo, significa que a pressão não foi suficiente e então, será preciso empurrar mais a mão contra o violão.

No inicio será um pouco mais difícil conseguir que o timbre de todas as cordas fique igual, mas com o treinamento, você irá aprender gradativamente a reconhecer os sons produzidos e apertar as cordas distribuindo a pressão de modo homogêneo ao longo da mão.

Quando dominar a técnica, você poderá aumentar e diminuir a pressão que a sua mão exerce sobre o cavalete e obter diversos timbres.

5 – Quando tiver dominado a técnica, utilize-a em algumas passagens de uma música que goste para dar destaque a ela.  E varie a pressão que exerce nas cordas para conseguir uma maior possibilidade de timbres.

 

Veja também “DICAS PARA CONHECER O BRAÇO DO VIOLÃO E LOCALIZAR AS NOTAS RAPIDAMENTE”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

1 Comentário

  1. leonardo adami

    show, muito obrigado pela dica daniel, estou tentando dominar esta tecnica e concerteza esta dica vai me ajudar, é uma forma de fazer que ainda não tinha pensado nem visto. um abraço

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *