Como Ler Cifras?

COMO LER CIFRAS

Você já deve ter visto alguma daquelas revistas de músicas cifradas ou cifras de músicas obtidas na internet, e ficou sem entender muito bem? Pois bem, saiba que muitos iniciantes no aprendizado do violão têm dificuldades em ler as cifras, entender seu sistema de escrita e acompanhar as músicas cifradas. Por isso hoje vamos falar sobre como ler as cifras musicais! Confira!

No início é um pouco difícil mesmo para quem está iniciando no aprendizado do violão acompanhar as músicas cifradas, pois tem que ler a música, ler as cifras que estão sob a letra, trocar os acordes no momento certo, executar o ritmo de maneira correta e por vezes ainda cantar. Mas nada impossível de fazer com estudo e treino!

 

O Que são Cifras?

Cifras nada mais é que um sistema de escrita ou um código padronizado mundialmente, que utiliza uma vogal ou consoante, além de uma simbologia feita com números e outros símbolos para denominar os acordes que ficam em cima da letra da música, no qual devem ser executados por um instrumento musical. Assim um músico em qualquer parte do planeta poderá reconhecer as cifras.

Saiba mais em “AS CIFRAS MUSICAIS”.

Como Ler Cifras?

Quando pegamos uma música cifrada para tocar, temos a letra da música e um código acima. Esse código é a Cifra, que representa qual o acorde que deverá ser tocado no momento em que se cantar determinado trecho da música. Veja o exemplo abaixo:

 

COMO LER CIFRAS

O código das cifras funciona da seguinte maneira:

 

COMO LER CIFRAS

1 – Quando escrevemos apenas a letra, como por exemplo “C”, está subentendido que o acorde é Maior. Portanto, lemos o acorde como: “C = Dó maior.

OBS: Não é correto escrever o “M” maiúsculo para denominar o acorde maior, deve-se escrever apenas a letra do acorde.

2 – Quando o acorde é menor, escrevemos um “m” minúsculo após a letra. Assim lemos o acorde como: “Cm = Dó menor.

3 – Os números determinam notas adicionadas ao acorde fundamental. Assim lemos o acorde como: “C7 = Dó maior com sétimaouDó com sétima, ou seja, um acorde de Dó maior com a sétima nota da escala adicionada. Se o acorde for menor teremos Cm7 = Dó menor com sétima.

4 – Quando temos os sinais de # (sustenido) e b (bemol) juntamente com a letra iremos ler o acorde como, por exemplo, F# = Fá sustenido ou Bb = Si bemol.  Se o acorde for menor será “F#m = Fá sustenido menor ou  Bbm = Si bemol menor.

5 – Quando temos os sinais + ou Aum, iremos ler o acorde como: A7+ = Lá com sétima aumentada.

6 – Quando temos os sinais – ou °,  iremos ler o acorde como: “C7- = Dó com sétima diminuta.

 Executando as Cifras

Os acordes devem ser mudados exatamente no momento em que for cantar as sílabas sublinhadas, não podendo em hipótese alguma ser mudado antes e nem depois, pois se isto ocorrer você estará “fora do tempo” da música.                                                                             COMO LER CIFRASNo exemplo acima, tocamos o acorde Am no ritmo correto até que a canção chegue na sílaba “mi”, onde deverá ser montado o acorde E.

Seja exigente com você mesmo e habitue-se a trocar os acordes no momento certo, para tanto é necessário estudar a letra da música, a melodia, o ritmo e principalmente os acordes utilizados.

 

Veja também  “FORMAÇÃO DE ACORDES – COMO MONTAR E FAZER ACORDES?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos! Curta nossa página no Facebook!

11 Comentários

  1. Natanael

    Adorei a aula e vou seguir o canal para aprender mais
    Vcs são muito bom

  2. Ronaldo Lopes da Silva

    Aula muito boa Deus abençoe a vida de vcs.

  3. Anailton

    Ola, bom dia! eu me chamo anailton e gosto muito dos vídeos q o sr Daniel e o cesar posta no YouTube. ..tenho aprendido muito coisa boa através das explicações de vocês. Eu tenho muita vontade de aprender a tocar violão presenciais ou até mesmo online, mas não tenho condições de pagar as aulas pq a minha renda é muita baixa…Então eu fico sempre aguardando uma postagem de vocês de um vídeo novo para eu colocar em prática aqui no meu violão, mas desde de já agradeço a Deus pela a vida de vocês por essa instituição tão seria idônea q é para os alunos obg!

  4. danieldarezzo (Publicações do Autor)

    Olá Anailton!
    Amém!
    Obrigado
    Continue acompanhado os posts e as vídeo aulas que você irá aprender muito.

  5. Diorgene

    Olha,em verdade é tudo novo para mim,estou iniciando agora do zero vezes zero.No entanto, ainda que aparentemente se apresente com dificuldades, estou gostando,o aprofundamento me dará mais base.

  6. Tiago

    Olá eu aprendi a tocar baixo e ja sei todas as notas não teria como pular essa parte de decorar as notas

  7. danieldarezzo (Publicações do Autor)

    Olá amigo!
    Não sugerimos que pule as etapas. Siga o passo a passo!

  8. Josué Rodrigues

    Simplicidade é tudo. Vocês facilitam demais ☺

  9. WILSON

    Ótimas dicas valeu .

  10. lindomar vieira

    Primeiramente quero parabenizar seus videos, aulas e dicas que tornam mais real o meu desejo de aprender a tocar violão mas, as dificuldades financeiras não me permitem ter um curso ,por isso toda ajuda será muito bem vinda! Obrigado a você e a Deus por dar essa grande oportunidade de poder aprender e se Deus permitir quem sabe um dia tocar.

  11. danieldarezzo (Publicações do Autor)

    Obrigado Lindomar.

    Baixe nosso aplicativo gratuito Toque violão em 7 Dias que irá te ajudar também.

    Você irá tocar sim, não desista!

    Abraços

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *