Como Ler Partitura no Violão – Dicas I

Como ler Partitura

Alguns músicos iniciantes acreditam que não precisam aprender a ler partitura para tocar bem seu instrumento e logo criam uma resistência para se adaptar a linguagem musical através da partitura. Entretanto, se você deseja conhecer e entender música, não ser um músico limitado e crescer musicalmente, aprender partitura é algo fundamental. Por isso, hoje vamos falar sobre como ler partituras no violão. Não perca!

No post de hoje vamos começar a entender a pauta musical para ver como ler partituras. Por ser um assunto extenso que requer entendimento de todas as partes da partitura, fizemos em série dividido em partes para abordarmos com calma todos os aspetos da pauta musical. Vamos lá!?

Como Ler Partitura?

1. Entenda o que é Pauta ou Pentagrama: A pauta ou pentagrama consiste em um arranjo de cinco linhas paralelas e dos espaços existentes entre si. As linhas bem como os espaços são contadas de baixo (base do pentagrama) para cima (topo do pentagrama), sendo numerados para fins de referência. Nelas (linhas e espaços) escrevemos as figuras musicais e outros sinais que são apresentadas por símbolos. Veja na figura abaixo:

 

Como ler Partitura

Às vezes a pauta ou pentagrama não é suficiente para conter todas as notas, assim acrescentam-se outras linhas e espaços, denominados de suplementares superiores ou suplementares inferiores.
As linhas e espaços suplementares superiores também são contadas de baixo para cima, já quando inferiores, contam-se de cima para baixo. Não existem limites para as linhas suplementares superiores e inferiores, porém normalmente costuma-se usar apenas 5 linhas a mais. Veja o exemplo dessas linhas suplementares abaixo:

 

Como ler Partitura

2. Conheça a Clave de Sol: Como vimos, na pauta são escritas às figuras musicais na qual corresponde a uma altura musical MiSolSi. E como saber qual linha e qual espaço corresponde a cada nota? É aqui que entram as famosas claves.

Uma das primeiras coisas que encontramos ao ler partituras é a clave. Esse sinal, que se parece com um grande e rebuscado símbolo cursivo no canto esquerdo do pentagrama, representa aproximadamente a amplitude dentro da qual o instrumento tocará.

As claves mais comuns são as claves de sol e de Fá. Entretanto, vamos nos ater na clave de sol, pois ela é usada para instrumentos ou vozes mais agudas, tais como guitarra, violão, violino, mão direita do teclado/piano, sopranos, contraltos. Essa clave é escrita na 2ª linha da Pauta, daí o nome da nota na 2ª linha se chamar Sol.

 

Como ler Partitura

A partir daqui basta contar cada linha e cada espaço. As cinco linhas, de baixo para cima, representam as notas: E (mi), G (sol), B (si), D (ré), F (fá). Os quatro espaços, de baixo para cima, representam as notas: F (fá), A (lá), C (dó), E (mi).

Por exemplo, na clave de Sol, estamos na segunda linha na nota Sol, e queremos encontrar o próximo Dó, então subimos a contar cada linha e cada espaço, Sol, Lá, Si, Dó, e iremos parar no espaço em baixo da última linha, e pronto encontramos o Dó. Podemos ver agora as notas todas em cada clave. Na notação universal.

 

Como ler Partitura

No próximo post iremos visualizar e estudar as Figuras de Notas e seus sinais.

 

Veja também “O QUE É PARTITURA MUSICAL?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *