Como Ler Partitura no Violão – Dicas III

COMO LER PARTITURA

Da mesma forma que um ser humano quando criança aprende sua língua materna pela audição e visão e posteriormente estuda em uma escola para aprender um padrão de uso dessa língua e ter acesso a um número maior de informações através da leitura, assim também é com o aprendizado na música. E o seu estudo possibilita uma capacidade de entender um número maior de informações através da leitura musical. Por isso, hoje vamos continuar falando sobre como ler partituras no violão. Confira!

Por ser um assunto extenso que requer entendimento de todas as partes da partitura, dividimos em partes. No post anterior da série Como Ler Partitura no Violão, visualizamos e estudamos sobre as Figuras de Notas e seus sinais. Neste último post da série falaremos sobre tempo, compasso e armadura de clave. Veja:

Como Ler Partitura?

6. Entenda o que é um TEMPO: Tempo é a batida ou pulsação da música. Quando você ouve uma música instintivamente está percebendo os tempos dela.

Na partitura os tempos indicam de que maneira você ira contar cada compasso da partitura e são representados através de frações: 4/4 , 3/4 , 2/4 .

COMO LER PARTITURA

Por exemplo, na fração 4/4 o numerador é o número 4, logo você terá quatro tempos. Já na fração 3/4, o numerador é o número 3, então temos 3 tempos. E no 2/4 , temos 2 tempos.

Para marcar o tempo na hora de praticar o mais recomendado é utilizando um metrônomo.

7. Entenda o que é um COMPASSO: Numa partitura após a clave, normalmente, vem escrito o compasso da música que define quanto tempo entra em cada parte da música, que será dividida por travessões. No final de um trecho usa-se colocar 2 Travessões: Travessão duplo. Dessa forma o compasso serve para dividir a música em partes.

COMO LER PARTITURA

Como vimos anteriormente no item 6, são justamente as frações que representam os compassos da música. Veja abaixo:

COMO LER PARTITURA

  • Se a fração é 4/4 , dizemos que esse compasso é QUATERNÁRIO ( tem 4 tempos ).

  • Se a fração é 3/4 , dizemos que esse compasso é TERNÁRIO ( tem 3 tempos ).

  • Se a fração é 2/4 , dizemos que esse compasso é BINÁRIO ( tem 2 tempos ).

COMO LER PARTITURA

Assim o número de cima da fórmula de compasso indica quantas batidas tem um compasso. Se o numerador for 2 então teremos compassos “um dois, um dois, um dois…”, se for um 4 teremos compassos “um dois três quatro, um dois três quatro…”.

O valor das notas é indicado pelo número de baixo ou denominador. Assim, o número que estiver em baixo representa o número de batidas que a nota mais alta durará. Por exemplo, se for quatro, sabendo que a nota mais alta que existe é a semibreve (valor= 4), então a semibreve tem uma duração de quatro batidas, se o número for oito, a semibreve tem uma duração de oito batidas, e depois é só ir dividindo em metade para achar o valor das restantes notas.

A fórmula de compasso mais comum é fórmula 4/4, tão comum que se encontrar um “C” no lugar da fórmula de compasso significa que o compasso da música é 4/4 (quatro por quatro).

8. Entendendo a Armadura de Clave: No inicio da pauta musical após a clave, podemos encontrar os símbolos de sustenido ou de bemol, indicando que, nas linhas que se encontrarem, quando tiver que tocar as notas que essas linhas representam, deve-se tocar um semitom acima ou baixo, dependendo do acidente. Isto se chama Armadura de Clave.

Os sustenidos ou bemóis possuem ordem para aparecer na Armadura, sendo:

 

  •  Sustenidos: Fá, Dó, Sol, Lá, Mi, Si.

  • Bemóis: Si, Mi, Lá, Ré, Sol, Dó, Fá.

COMO LER PARTITURA

Entendendo esses princípios básicos, você estará pronto para começar a praticar exercícios simples e progredir na leitura musical de acordo com sua dedicação à prática desse estudo.

Veja também “COMO LER PARTITURA NO VIOLÃO – DICAS II”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *