Como Ler Tablatura?

TABLATURA VIOLAO

As tablaturas são ferramentas de notação musical, desenvolvidas para simplificar a leitura de músicas nos instrumentos. É muito importante saber como ler tablatura, já que essa notação é extremamente utilizada, principalmente para fazer solos. Porém, a escrita na tablatura confunde e muitos os iniciantes. Portanto, hoje vamos entender mais sobre tablatura e como ler uma. Confira!

A tablatura é uma forma relativamente simples para representar e orientar as casas e as cordas onde os dedos do intérprete devem ser posicionados para tocar as notas. São muito utilizadas para representar o solo de qualquer música, entretanto é preciso saber a melodia da mesma, ou seja, o tempo de marcação, uma vez que a tablatura não possui sinais para marcação do tempo de duração de uma nota, sendo essa a grande diferença entre uma tablatura e uma partitura, onde cada figura tem um valor de tempo. Por isso, ouvir várias vezes o áudio da música auxilia muito na hora do estudo para fazer o solo ou tocar uma música, e também no momento de cantar.

 

Como Ler Tablatura?

As tablaturas são divididas em linhas horizontais, uma abaixo da outra, e cada linha representa uma corda do instrumento, dessa forma o número de linhas varia de acordo com o tipo de instrumento e a quantidade de cordas que ele possui. No caso do violão, a tablatura possui seis linhas que representam as seis cordas do mesmo. E a forma de ler e entender uma tablatura segue o mesmo princípio, independente da quantidade de cordas que o instrumento possui.

Assim como no digrama de acordes, as linhas representam as cordas, porém na tablatura não há a separação dos trastes. As cordas são contadas de cima para baixo, da corda mais fina e aguda (Mi agudo) para a corda mais grossa e grave (Mi grave).  As demais cordas seguem a mesma lógica que o instrumento apresenta.

 

TABLATURA VIOLAO

Em cima de cada corda, coloca-se um número que representa a casa do violão que deve ser pressionado as cordas pelos dedos da mão esquerda, sempre fazendo a leitura da esquerda para a direita. Observe abaixo:

 

TABLATURA VIOLAO

O número zero representa a corda solta, ou seja, sem pressionar nenhuma casa.

 

TABLATURA VIOLAO

Quando os números aparecem uns em cima dos outros, alinhados entre eles, como mostra na figura acima, significa que eles devem ser tocados ao mesmo tempo. Nesse caso, você deve pressionar todas essas casas nas suas respectivas cordas e tocá-las ao mesmo tempo. Se uma linha aparece vazia nesse instante, ela não deve ser tocada.

 

TABLATURA VIOLAO

No caso da figura acima, não ocorre o alinhamento dos números, visto que os números aparecem em sequência. Assim, deve-se tocar uma nota após a outra, da esquerda para a direita.  No exemplo acima, se deve tocar na primeira casa da corda Si, em seguida na terceira casa da corda Mi, depois na primeira casa da corda Mi, tocar a corda Mi solta (como foi visto o zero significa corda solta), e assim por diante.

 

TABLATURA VIOLAO

Quando há acordes acima da tablatura, como no exemplo acima, eles são para referencia do instrumento que estiver fazendo a base do solo, ou seja, executando o ritmo enquanto o violão toca o solo. Estes acordes seguem a mesma regra das músicas cifradas, sendo trocados exatamente onde estão localizadas.

 Muito bem, agora você já sabe como ler tablatura. Viu como é simples?

 

Veja também “DIAGRAMA DE ACORDES”.

Deixe suas dicas, cometários e sugestões. Pesquise em nosso blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *