Como Saber a Batida da Música pela Cifra?

COMO SABER A BATIDA DA MUSICA NA CIFRA

Quando estamos aprendendo a tocar violão percebemos que existem algumas bases fundamentais que precisamos saber, tais como: saber ler as notas, conhecer os principais acordes, achar as notas no violão e etc. Mas, quando vamos aprender uma música escrita na forma de cifras, sentimos falta de algo muito importante: o ritmo. Como identificar o ritmo da música? Vamos falar sobre isso hoje. Então, não perca!

Popularmente chamamos de batidas os ritmos que fazemos ao tocar violão e como saber a batida da música pela cifra é uma dúvida muito comum. Mas, independente da música que você for tocar, é preciso saber que ela é composta de dois elementos essenciais: as notas e o ritmo.

 

Como Saber a Batida da Música pela Cifra?

As cifras nada mais é que um sistema de escrita ou um código padronizado mundialmente, que utiliza uma vogal ou consoante, além de uma simbologia feita com números e outros símbolos para denominar os acordes que ficam em cima da letra da música, indicando quais são os acordes que deve tocar e quando deve trocá-los de acordo com a letra da música.

Mas, quando olhamos para uma cifra ou até mesmo uma tablatura, não é possível saber diretamente o ritmo da música em questão, pois não possui indicação harmônica, rítmica e melódica.

Por exemplo, se você pegar a cifra de uma música que nunca ouviu e tentar tocá-la, você não irá conseguir tocá-la ou pode ser que até toque, mas será do seu jeito e muito dificilmente do jeito que a música foi composta.

A mesma coisa ocorre com a tablatura, porém de uma forma um pouco diferente. A tablatura é uma forma relativamente simples para representar e orientar as casas e as cordas onde os dedos do intérprete devem ser posicionados para tocar as notas, sendo muito utilizada para demonstrar como tocar um solo. Ela possui indicações harmônicas e melódicas, sendo possível então, aprender a sequência de acordes e de solos, mas também não tem as indicações rítmicas.

Da mesma forma que a cifra, se você pegar a tablatura de uma música que nunca ouviu e tocá-la, quando ouvir a música original perceberá que tocou de um jeito diferente.

É importante lembrar que a única forma de leitura musical que permite tocá-la da mesma forma que foi composta mesmo sem nunca tê-la ouvindo antes é a partitura, pois ela possui as indicações harmônicas, melódicas e rítmicas que necessita.

Mas, como saber o ritmo da música então? Continue lendo para descobri!

Como Saber o Ritmo da Música?

Você conhece os acordes, entende as cifras e tablaturas, mas não consegue saber qual a batida ou o ritmo da música. Bem, no caso das cifras e tablaturas o jeito de saber qual é o ritmo é ouvindo a música.

Mas, para escutar uma música e saber logo qual é o ritmo que deve tocar é preciso ter o ouvido treinado e uma ótima percepção musical. Quem já tem uma boa percepção, consegue ouvir uma música focando no instrumento que quer aprender, consegue identificar alguns acordes e ritmos, e assim, fica mais fácil entender a cifra, pois é só fazer o ritmo que escutou no áudio e os acordes que a cifra está indicando.

Então, é preciso escutar a música com muito cuidado, prestando atenção nos detalhes e nos outros instrumentos que fazem o acompanhamento. Assim, você irá desenvolver a percepção musical, ficando cada vez mais dinâmico e intuitivo saber o ritmo das músicas.

Não tem mágica, o jeito é praticar, pois não existe melhoria sem uma “repetição constante” ou “prática constante”. Entenda o som antes de tentar executar a batida no violão e cante as batidas e ritmos antes de tocar que irá ajudar muito na hora de treinar.

Então, na próxima música que for aprender, antes de pegar a cifra ou tablatura e tentar tocá-la, escute bastante a música e tente extrair o máximo de informações possíveis da música para entender o ritmo que você irá tocar no violão. Cantar junto ajuda bastante, pois todos os ritmos de alguma forma são uma pronúncia que pode ser cantada, por isso se você treinar bem o andamento do ritmo que está cantando antes de tocar, com certeza será mais fácil de treiná-lo no violão.

Quanto mais você fizer isso, mais natural vai ficar e vai chegar um momento que irá escutar uma música e saber a batida.

Lembre-se que é importante saber ler cifras, tablaturas e partituras, mas também é necessário que você tente trabalhar com a memória. Procure desenvolver cada vez mais sua percepção musical, estudar os estilos que gosta e quer tocar, as cadências mais comuns e é claro, melhorar a aplicação e execução do seu repertório.

 

Veja também “COMO ABAFAR AS CORDAS DO VIOLÃO”

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *