Dicas para Conhecer o Braço do Violão e Localizar as Notas Rapidamente

O violão não possui um padrão óbvio nas notas como no caso das teclas do piano, mas o braço do violão possui certas características que podem ser usadas para facilitar visualmente a localizar melhor e mais rápido as notas. Quer descobrir quais são essas características e localizar mais rápido as notas no braço do violão? Então, não deixe de ler o post de hoje. Não Perca!

Aprender as notas do braço do violão é fundamental para formar ou montar acordes, para aprender riffs e músicas. É preciso saber aonde as notas do braço do violão se localizam, pois as notas vêm antes dos acordes e sem as notas não existiriam os acordes.

 

No braço do violão, em cada casa há seis notas, uma para cada corda A relação entre as cordas, casas e notas, nos dá a “direção” para localizar as notas. E existem alguns macetes para se localizar melhor e mais rápido as notas no braço do violão. Continue lendo e descubram quais são!

Dicas para Conhecer o Braço do Violão

Você pode até olhar para o braço do violão e imaginar um labirinto de notas, mas não é. Veja bem, se compararmos as notas do braço do violão com um mapa de rua, ao olhar para o mapa perceberá que existem diversos caminhos para se chegar a um mesmo lugar, alguns caminhos são mais longos, outros mais curtos.

Contudo, assim como as ruas, as notas não mudam de lugar. Dessa forma, ao descobrir um caminho para determinadas notas, você pode usá-lo para sempre. Então, vamos lá!

  • Um violão de seis cordas com a afinação padrão deve soar as seguintes notas:

 

O primeiro passo é memorizar as cordas soltas acima.

  • Depois memorize em ordem ascendente (escala cromática com sustenidos). Pratique falando uma por uma em voz alta. Comece pela 6ª corda (Mi) e pratique tocando e falando uma por uma, até chegar a 12ª casa.

Quando estiver sabendo bem as notas na 6ª corda, passe para a 5ª corda. Faça isso até chegar a 2ª corda, pois a 1ª você deve lembrar que é igual a 6ª corda (Mi), portanto já decorou lá no início.

 

  • Após aprender bem a ordem ascendente, pratique a forma descendente (escala cromática com bemóis). Comece pela 12ª casa na 6ª corda (nota Mi) e pratique falando todas as notas até chegar à corda solta.

Quando estiver sabendo bem as notas na 6ª corda, passe para a 5ª corda e assim por diante, até chegar a 2ª corda.

 

  • Em seguida memorize somente as notas naturais em cada corda. Comece pela 6ª corda solta (Mi), memorize somente as notas NATURAIS até a 12ª casa.

 

Depois faça o mesmo na 5ª, 4ª, 3ª e 2ª corda.

 

Como Localizar as Notas Rapidamente

Repare no seu violão ou na figura abaixo que existem marcações no braço do violão e normalmente são feitas na terceira, quinta, sétima, nona, décima segunda, décima quinta e décima sétima casa.

 

Essas marcações, ou bolinhas, ou outros desenhos nas casas do braço do violão irá te ajudar a localizar mais rápido e melhor as notas musicais. Mas, como?

Tendo como base que você estudou e aprendeu quais são as casas do braço do violão, memorizar as casas das marcações irá facilitar encontrar todas as notas no braço do violão sem ter que ficar contando casa por casa.

Assim, se você souber em quais casas estão as marcações no braço do violão, conseguirá contar a sequência 3,5,7,9,12,15 e 17 muito mais rápido, se localizando de maneira muito mais eficaz. Como fazer?

Comece decorando a nota da 3ª casa (primeira marcação) em todas as cordas.

 

Sabendo isso fica fácil encontrar rapidamente a nota que está antes e depois da 3ª casa. Basta seguir aquela regra do sustenido e bemol.

Depois que decorar na 3ª casa faça o mesmo nas casas 5, 7 e 9, que é onde se encontram as outras marcações.

 

E a décima segunda (12º) casa do violão? Você reparou que possui uma marcação especial, como duas bolinhas ou uma marcação maior e mais específica?

Ela é diferente para que saiba que está no meio do braço do instrumento e que terá novamente as mesmas notas das cordas do violão soltas. Assim, a partir dela todas as notas se repetem. Esta localização no meio do braço do instrumento te ajudará a enxergar muito melhor e mais rápido o final do braço.

Tenha paciência, estude e treine bastante que com o passar do tempo essas localizações visuais serão algo habitual para você, e apenas de olhar para o braço do instrumento já saberá onde estão as casas e notas musicais.

 

Veja também “COMO OUVIMOS MÚSICAS AO LONGO DA HISTÓRIA”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *