Dicas para Melhorar a Coordenação Motora ao Tocar Violão

Quando tocamos um instrumento, nosso cérebro envia informações às partes do nosso corpo para realizar os movimentos necessários para fazer uma batida, acordes e assim por diante. Entretanto, principalmente para quem está começando a aprender, realizar essa conexão para executar tais movimentos de forma eficaz é algo bem desafiador. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa melhorar sua coordenação motora ao tocar violão e progredir mais rápido. Não perca!

A falta de familiaridade para executar os movimentos necessários para tocar violão, juntamente com a ausência de repetição desses movimentos dificulta o desenvolvimento que é fundamental para aprender a tocar o instrumento, atrapalhando a junção de técnicas para tocar com as duas mãos ao mesmo tempo sem haver erros. Por isso é essencial desenvolver uma boa coordenação motora.

 

aula de violão gospel

 

Dicas para Melhorar a Coordenação Motora

 1º: Repita diversas vezes um mesmo movimento de alguma técnica ou troca de acordes. Esses movimentos se tornarão comum para o seu cérebro com o tempo e depois de muita prática. Assim, realizar aquele movimento será algo natural para você sem precisar pensar em cada movimento e depois disso você será capaz de cantar e tocar ao mesmo tempo, por exemplo.

2º: Mantenha sempre uma boa postura ao tocar o violão, pois com uma postura confortável os movimentos do seu corpo podem ser feitos com maior facilidade, evitando que use uma força desnecessária para executar alguns movimentos e ajudará também, a evitar que prejudique sua saúde.

3º: Independente do seu nível no violão, treine separadamente uma técnica utilizada em uma batida de violão. Isso fará com que você desenvolva cada movimento específico, facilitando a repetição depois. Dessa forma, você terá desenvolvido separadamente sua coordenação motora e terá maior facilidade ao fazer a batida completa.

4º: Treine diariamente, pois assim você se acostumará com os movimentos e progredirá mais rápido. Para melhorar sua coordenação motora ao tocar violão é preciso treinar todos os dias, ter paciência e perseverança. Por mais que pareça difícil para você, estude de forma correta que você chegará lá.

 

postura para tocar violão

Se você quer realmente melhorar sua coordenação motora ao tocar violão, aplique de verdade o que aprendeu, pois buscar muitos conhecimentos diferentes e não aplicar nenhum deles pode atrapalhar muito o seu aprendizado e desenvolvimento.

 

Veja também “OS BENEFÍCIOS DE TOCAR VIOLÃO COM UMA BOA POSTURA”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise no Blog, compartilhe com os amigos, curta nossa página no Facebook!