Dicas para Tocar Violão mesmo com Dedos Curtos e Mãos Pequenas

DEDOS CURTOS E MÃO PEQUENA PARA TOCAR VIOLÃO

Quem tem dedos curtos e mãos pequenas muitas vezes sentem mais dificuldade para fazer exercícios no violão e treinar. Então, hoje separamos algumas dicas que você pode fazer nesses casos para conseguir um bom desempenho nos treinos e progredir normalmente no violão. Confira!

A tendência de uma pessoa com dedo curto ou com a mão pequena é de se sentir desfavorecida para tocar violão. Entretanto, na verdade, o tamanho da mão e dos dedos não impede de tocar violão, nem representa um problema quanto à parte técnica e muito menos na parte teórica. O que acontece normalmente é que fazemos algumas coisas de forma incorreta que acabam dificultando na hora de tocar.  Portanto, confira as dicas para que não tenha problemas na hora de treinar e tocar violão, mesmo que tenha dedos curtos e mãos pequenas.

Dicas para Tocar Violão mesmo com Dedos Curtos e Mãos Pequenas

1º: Postura das Mãos e Dedos. É essencial ficar atento à postura correta para que o aprendizado seja eficiente, além de ajudar a tocar com maior facilidade e evitar lesões. A postura da mão é fundamental, pois facilitará o alcance das cordas. Quem tem os dedos pequenos deve prestar muita atenção no posicionamento do polegar da mão esquerda na parte de trás do braço do violão. Quando tocamos nosso polegar se movimenta na parte de trás do violão todo o tempo, tanto para cima e para baixo, quanto para um lado e para o outro, de acordo com o que estamos fazendo com os quatro dedos que apertam as cordas na frente do braço do violão.

Portanto quem tem dedos curtos e mãos pequenas, deve apoiar mais para baixo possível o polegar na parte de trás do braço do violão, o que ocasionará uma maior liberdade dos dedos da frente para apertar as cordas, ter uma boa abertura e se movimentar. Isso fará muita diferença na hora de tocar. Já a mão direita deve ser apoiada por meio do antebraço em cima do corpo do violão. Manter uma boa postura fará com que você preserve sua coluna e que faça um menor esforço para tocar.

 

2º: Exercícios de Alongamento. Exercícios de alongamento para a abertura dos dedos também podem ajudar a ter um melhor alcance. É importante lembrar-se de sempre alongar antes e depois de tocar.  Pessoas com dedos menores e mãos pequenas provavelmente terão que se esforçar mais na hora de alcançar as notas e fazer as devidas aberturas para acordes. Sendo assim é muito importante alongar para ajudar nas execuções e para evitar problemas de lesões.

 

3º: Violões Menores.   Uma boa alternativa para pessoas com mãos pequenas e dedos curtos é adquirir um violão menor. Hoje existe uma grande versatilidade de marcas e modelos de instrumentos no mercado, assim você pode testar e pesquisar por instrumentos que se adequem ao tamanho das suas mãos.

Quando conseguir ajustar a postura, tamanho do violão e alongamentos, também poderá melhorar a questão da velocidade. Uma pessoa com as mãos pequenas pode ter uma melhor adaptação quanto à postura da mão, e isso em longo prazo pode gerar uma velocidade muito legal e uma pegada técnica interessante.

 

Veja também “RITMO DE POP ROCK NO VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

1 Comentário

  1. Jorge Salgado

    Abordagem muito interessante, sobretudo no meu caso, que convivo com essa situação de mãos e dedos curtos.
    Por isso gosto muito de suas instruções.

    Paz e luz!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *