Madeiras Usadas em Instrumentos Musicais

MADEIRAS PARA FABRICAÇÃO DE VIOLÃO

Normalmente quando se fala em madeiras usadas para construção de instrumentos musicais geram-se muitas dúvidas. Quais tipos de madeiras são utilizados na fabricação dos instrumentos musicais? Ou como o tipo de madeira pode influenciar na qualidade e no preço do instrumento?  Qual é melhor? Se você não sabe e ficou curioso, confira e aprenda mais sobre o assunto! Não perca!

Fatores que Influenciam na Escolha das Madeiras

Existem alguns fatores que podem influenciar para que uma madeira seja mais ou menos usada na fabricação de instrumentos musicais, tais como se a madeira é abundante, fácil de ser encontrada na região ou precisa ser importada. Bem como, o local onde a árvore cresce pode influenciar na qualidade da madeira e até mesmo a forma de corte dos troncos pode influenciar também, visto que cortes mais simples, de forma brusca e pouco refinada, diminuem o valor de mercado, mesmo que a madeira seja nobre.

É preciso também levar em consideração se a madeira é fácil ou difícil de trabalhar com ela, se é forte ou resistente para suportar a pressão das cordas em um braço ou se é estável para ser transformada em corpo de violão.

 

Tais fatores explicam o porquê que algumas madeiras são mais caras e os instrumentos feitos com elas também. Algumas madeiras são mais raras e consequentemente mais caras de se obter, além de o processo de produção ser mais delicado, precisar de profissionais experientes, máquinas melhores, um maior tempo de produção, entre outros fatores. Bem como, algumas madeiras que já são amplamente utilizadas na fabricação de instrumentos por terem sua eficiência já comprovada são cada vez mais procuradas e com a alta demanda por esse material o seu valor acaba subindo também.

 Tipo de Madeira Usado em Instrumentos Musicais

Basicamente, as madeiras que são utilizadas em instrumentos musicais se dividem entre:

  • Hardwood: É considerada uma madeira dura. São melhores para refletir o som acarretando uma maior projeção sonora para o instrumento. Madeiras mais pesadas e mais densas, em questão de timbre, produzem mais sustain, ataque mais potente, porém possuem um volume menor.

  • Softwood: É considerada uma madeira mais macia. São melhores para absorver o som. Madeiras mais macia e menos densas, em questão de timbre, produzem mais volume, menos ataque e menos sustain. São bastante utilizadas por serem mais simples de ser cortadas, trabalhadas e esculpidas, além do que, dependendo do resultado de timbre que se busca alcançar, a utilização de uma madeira macia pode ser a ideal para um determinado tipo de instrumento. Geram um menor custo de produção e consequentemente os instrumentos feitos com esse tipo de madeira são mais baratos.

 Madeiras Usadas em Instrumentos Musicais

Na fabricação de um instrumento musical, são utilizadas madeiras diferentes para determinadas partes do instrumento que influenciam e compõem o seu som final. Tal combinação deve produzir um som de qualidade e ter um bom apelo visual. Dentre as madeiras, algumas das mais utilizadas são:

Madeiras Usadas em Instrumentos Musicais

Madeiras nobres como jacarandá-da-bahia, ébano e mogno, consideradas as melhores para a confecção de instrumentos musicais, estão ameaçadas de extinção. Dessa forma, a indústria já está recorrendo a outros materiais, naturais ou sintéticos, entretanto ainda não possuem as mesmas propriedades acústicas do mogno ou jacarandá.

 

MADEIRAS PARA FABRICAÇÃO DE INSTRUMENTOS

Que Tipo de Madeira é Melhor?

Nesse tema, não existe uma resposta objetiva.  Como vimos, ao se tratar de madeiras depende-se de vários fatores e tudo é muito relativo.  Todo objeto vibra e reage com as ondas sonoras em uma determinada frequência, cada uma do seu jeito e com a madeira não é diferente. Dessa forma, em termos de som, não existe uma madeira que seja melhor ou pior, apenas diferente e tudo depende do que você deseja fazer. Cada madeira tem o seu diferencial.

De acordo com as características gerais de cada tipo de madeira, como densidade, rigidez e timbre, podem ser mais ou menos apropriadas para a construção de diferentes partes do instrumento, tais como braço, corpo, etc. Algumas são melhores para construir violões enquanto que para outro tipo de instrumento não funciona tão bem.

 

Veja também “APRENDENDO AS NOTAS MUSICAIS”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

1 Comentário

  1. Web Hosting

    Como ambas as madeiras Rosewood e Ebano sao escuras, essa tonalidade acaba sendo uma caracteristica marcante dos bracos de guitarras Gibson.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *