O que é a Ponte na Cifra?

PONTE NA CIFRA

Entre os instrumentos mais procurados por quem quer aprender, está o violão. E todos que estão aprendendo querem logo tocar uma música, não é mesmo!? Normalmente começamos lendo músicas cifradas e provavelmente você já deve ter visto este símbolo ∩ entre os acordes. Não sabe o que significa? Não se preocupe, hoje vamos falar sobre a ponte na cifra. Não Perca!

A cifra é uma escrita padronizada e é universal, ou seja, as cifras são aceitas e usadas em todo o mundo de modo que podem ser lidas por qualquer músico ou musicista, independentemente da sua origem.

Porém a cifra também é uma escrita informal e por conta disso é possível fazer algumas modificações ou acrescentar alguns sinais na cifra de uma música para alertar que existe algo diferente do normal, facilitando assim a execução da música, como é o caso da ponte. Veja abaixo o que é a ponte na cifra.

Lembrando que a leitura de cifras em sua totalidade não é possível sem o conhecimento conjunto sobre formação de acordes. Saiba mais “Formação de Acordes”.

O que é a Ponte na Cifra?

Assim como o parêntese, a ponte é utilizada, na maioria dos casos, para alertar sobre algo que está diferente do normal na cifra.

Pode ser usada para mostrar ao músico que o ritmo de um trecho da música pode mudar, diminuindo seu tempo pela metade ou até mesmo mudando os toques de um trecho musical.

Vamos entender melhor visualizando o exemplo abaixo.

Ponte na CifraA ponte está representando que houve uma quebra de tempo. Na maioria das vezes significa que os acordes diminuiu o tempo pela metade, mas também pode ser 1/3 do tempo, contratempo ou algum detalhe ritmo que pode ser percebido ao ouvir a música em questão.

Normalmente a ponte está ligada a harmonia, ao tempo da música, porém não é uma regra na escrita da cifra, sendo totalmente informal, portanto essa nomenclatura pode não ser conhecida por todos. Contudo, visto que a leitura é simples, ter conhecimento sobre a ponte ajuda muito na hora de tocar uma canção, trazendo praticidade.

Uma vez que você compreende as cifras, seus sinais e símbolos torna-se cada vez mais fácil tocar suas músicas preferidas, além de enriquecer sua forma de ler e escrever músicas. Portanto, não desista!

 

Veja também “O QUE É PARÊNTESE NA CIFRA?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *