O que é Releitura Musical?

RELEITURA

Você já deve ter ouvido falar alguma vez que um artista fez uma releitura da música de ciclano, não é mesmo? Mas, o que é uma releitura? Você sabe? Por isso, hoje vamos falar sobre releitura musical. Confira!

Existem várias formas e possibilidades de fazer música, assim como existem grandes cantores que não fazem sucesso, artistas que compõem grandes canções, mas não levam muito jeito para cantar, outros que possuem o que chamam de “pacote completo”, têm um voz marcante, compõem e possuem grande presença de palco e tem também aqueles artistas que fazem versões incríveis da sua música favorita.

Na verdade, o que esses artistas fazem são releituras musicais. Entenda melhor o que é isso. Veja abaixo:

O que é Releitura Musical?

As possibilidades musicais são infinitas e a releitura musical é uma delas. Não é um conceito complexo, porém muitas vezes ainda há certa confusão entre releitura e cover.

Reler significa ler de novo, portanto, fazer uma releitura não significa fazer uma cópia, mas fazer um trabalho com uma visão diferente, sob uma nova ótica e principalmente sob outra manifestação daquele que o artista que a criou utilizou.

As músicas podem ser tocadas em ritmos diferentes do original e isso não implica em “Erro” na sua sonoridade. Implica somente em uma concepção de “Releitura” sobre sua execução como no caso da música “Além do Horizonte” do Roberto Carlos e releitura do Jota Quest.

As possibilidades são muito variadas, você pode encontrar, por exemplo, uma canção famosa ou não e desejar fazer uma interpretação dela. Dessa forma, utilizando o conceito de releitura não importa o estilo de música que você toca desde que o som seja agradável.

Mas a música não é a única forma de arte que pode ter uma releitura, é possível fazer isso com poesias, pinturas, textos e etc. Como por exemplo, alguns diretores de teatro e cinema fazem releituras de roteiros consagrados para a nossa realidade.

Vale lembrar que a releitura deve ser feita de forma caprichada e cuidadosa, pois  senão pode se tornar algo inaudível.

 RELEITURA

A releitura musical, se bem conduzida, pode ser uma experiência riquíssima de aprendizado, pois desenvolve as expressões artísticas do aluno com uma experiência criativa e prazerosa, tendo como ponto de partida uma obra já existente, facilitando que o aluno encontre sua própria forma de arte.

Mas, é imprescindível que o aluno saiba distinguir o que é erro e o que é releitura!

  • Erro é quando o som fica “ruim”, “rachado” ou “desagradável”.

  • Releitura é quando a sonoridade é feita de forma proposital e tem o som agradável.

Veja também “5 ACORDES FÁCEIS NO VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *