Qual a diferença entre Notas e Acordes?

Notas e Acordes

É bem comum os incitantes confundirem notas e acordes. Muitas vezes utilizam o termo nota para se referir a um acorde e até mesmo querem saber como montar e fazer notas, por não conhecerem exatamente qual é a diferença entre os dois termos. Por isso hoje vamos falar sobre a diferença entre notas e acordes no violão.  Confira!

Antes de tudo, saiba que notas e acordes são coisas distintas. Se você está aprendendo a tocar violão, precisa conhecer primeiramente às notas para então entender os acordes e como montá-los. Quando começamos a aprender violão e tocamos um “C”, sabemos que é um “DÓ”, e também ouvimos alguém chamar de “DÓ MAIOR”, aí começamos a não entender as coisas. Então, vamos entender melhor os termos Notas e Acordes.

O que são Notas Musicais?

 

As notas musicais são o famoso , , Mi, , Sol, e Si.

Quando tocamos só uma corda do violão, seja ela solta ou presa, fazemos apenas uma nota, ela não tem “sobrenome”, não é Maior nem Menor, é só uma nota, como por exemplo, a primeira corda solta do violão (a mais fina) faz a nota MI.

Podemos dizer que qualquer som que tenha altura musical perceptível, ou seja, grave, agudo ou médio é uma nota musical, bem como qualquer ponto único em que você tocar no violão, seja em uma corda solta ou apertando uma corda em qualquer casa, ao tocá-la você terá uma nota.

Entretanto, não é possível montar notas, apenas acordes, pois você pode tocar uma notinha de cada vez no violão, mas se tocar várias notas ao mesmo tempo formará os acordes de violão.

Veja mais sobre o assunto em “AS NOTAS MUSICAIS”.

O que são Acordes Musicais?

 

Já os acordes são agrupamentos de notas musicais. Ou seja, a união de duas ou mais notas em que ao juntá-la uma com outra, em uma lógica de combinação, e tocando essas notas ao mesmo tempo, chegará a uma formação de acorde maior, menor ou qualquer outro de acordo com a formação.

Quando você faz um acorde no violão, você toca quase sempre todas as cordas, ou seja, você toca várias notas ao mesmo tempo.

Como por exemplo, quando falamos em “DÓ MAIOR” estamos falando de várias notas sendo tocadas simultaneamente, que formam esse acorde. Ao analisarmos o acorde de “DÓ MAIOR”, podemos notar que só apertamos 3 cordas, mas as outras cordas soltas são notas também e soam juntamente com as presas.  Assim, para fazer um acorde de “DÓ MAIOR” precisamos das notas DÓ, MI e SOL. Se mudarmos qualquer uma dessas notas o acorde muda, e consequentemente, seu nome também.

Veja mais sobre o assunto em “ENTENDENDO OS ACORDES MUSICAIS”.

Logo podemos concluir que o termo nota musical no violão se refere quando tocamos uma nota de cada vez, ou seja, quando você toca uma corda de cada vez solta ou pressionando alguma casa. Já o termo acorde se refere às combinações destas notas que vão gerar entre si uma harmonia.

 

Veja também “COMO LER TABLATURA?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

1 Comentário

  1. Dinho

    Muito legal as dicas embora eu já esteja mais avançado,mas apoio todo tipo de incentivo musical
    Parabéns muito importante esses conteudos

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *