Ritmo de Pop Rock no Violão

RITMO POP ROCK VIOLAO

Uma variação do Rock, o Pop Rock é um ritmo muitíssimo tocado e que se espalhou pelo mundo em pouco tempo. Várias músicas deste estilo podem ser tocadas no violão, então, conheça um pouco mais sobre o ritmo de pop rock e aprenda a tocá-lo. Confira!

Ritmo de Pop Rock

O Pop Rock, normalmente, engloba ritmos variados, consistente e com uma estrutura simples, que foca em melodias suaves e batidas envolventes, com o refrão que entra em contraste com a melodia.

botao_seta

 

 A História do Pop Rock

O Pop rock é uma variação do estilo musical conhecido como rock, num estilo popular, com atitudes mais calmas que outras formas de rock, sendo mais próximo ao estilo comum de música pop. Mas, não tem como falar do Pop Rock sem antes falar do Rock.

O gênero musical Rock surgiu nos Estados Unidos nos anos 50. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com uma mistura do rhythm and blues e o country, além do boogie-woogie, um gênero de jazz pianístico, em que a mão direita improvisa e a esquerda faz a base. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo.

Relacionado à expansão econômica de consumo nos países ocidentais, ao desenvolvimento dos meios de comunicação e com a mudança de comportamento dos jovens, o Rock ao longo do tempo foi ganhando novas variações, novas temáticas e espalhando-se pelo mundo em pouco tempo.

Na década de 50 o gênero ganha a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas, com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Nesta época surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley, unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues.

A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Temos também a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempos, The Beatles, e o começo de outro grupo de grande sucesso, The Rolling Stones. Assim, enquanto os Beatles passavam a imagem de comportados, os Rolling Stones passavam como rebeldes.

Já na década de 70 o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Ocorre então, a divisão entre o pop e o rock. A música mais leve e orientada para o consumo foi chamada de pop, enquanto o rock mantinha suas origens.

 

O Rock e o Pop Rock no Brasil

O rock ao chegar ao Brasil, diante da inexperiência dos jovens frente ao ritmo novo, aos instrumentos e, mesmo, à falta de espaço social para a juventude, foi absorvido inicialmente pelas orquestras de jazz e pelos cantores tradicionais, responsáveis pelos primeiros hits do novo gênero.

Em meados da década de 60, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.

Na década de 1970, surge Raul Seixas, Os Mutantes e Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz, RPM e Os Paralamas do Sucesso.

No início da década de 90, a MTV chegava oficialmente ao nosso país trazendo clipes e shows de astros da música estrangeira e veiculando clipes de artistas brasileiros já consagrados e das grandes bandas sobreviventes dos anos 80. Durante esta mesma década, o pop rock nacional continuou efervescendo sua criatividade, apesar de um mercado mais escasso em comparação às décadas anteriores. Na década de 1990, também fizeram sucesso no cenário do rock nacional: Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, entre outros.

Atualmente, as bandas e artistas brasileiros misturam cada vez mais estilos ao rock, criando um som único, moderno e que agrada aos mais diferentes paladares.

 

Veja também  “RITMO DE BOLERO NO VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *