Violão Gospel – A Origem do Violão

curso de violão gospel tipos diferentes de violão

Você que está aprendendo ou já sabe tocar violão, já se perguntou como surgiu esse instrumento que deslumbra as pessoas até hoje?

Especula-se que na Grécia antiga, 2000 a.c, um instrumento chamado Chelys feito de casca de tartaruga, fechada com couro de boi e cordas de tripa de carneiro esticadas foi o ancestral do violão.

 

aula de violão gospel instrumentos musicais

 

CHELYS

Tempos depois, esse instrumento transformou-se na Lira que, por sua vez, após algumas modificações passou a se chamar Cítara Romana, no período do domínio do Império Romano. Mas, com a decadência do Império Romano, este instrumento praticamente desapareceu.

 

curso de violão gospel instrumentos musicais antiguidade

 

LIRA

 

INSTRUMENTO_citara-romana-300x177

 

CITARA ROMANA

No século VII, na Arábia, o instrumento ressurgiu com o nome de Alaúde e bem parecido com o violão atual, com caixa de ressonância na forma de pera. Este instrumento foi adotado pelos europeus com o nome de Guitarra Mourisca, após as invasões árabes na Península Ibérica.

 

aula de violão gospel instrumentos musicais

ALAÚDE

Os povos ibéricos então reduziram seu tamanho, alteraram a caixa de ressonância para seu formato atual, parecido com o número oito, com vários furinhos entalhados na caixa de ressonância e passaram a chamar de Vihuela. Com o passar do tempo, a caixa de ressonância passou a ter apenas um buraco tornando-se o instrumento que é conhecido mundialmente.

 

violão gospel violão

VIHUELA

INSTRUMENTO_violão-atual-300x114

     VIOLÃO ATUAL

 

Veja também “O QUE É VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, compartilhe com os amigos! Inscreva-se no nosso canal!

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *