Violão Gospel – O que Estudar e Treinar para Tocar na Igreja?

curso de violão gospel

Para você que está aprendendo a tocar violão e deseja tocar na Igreja, separamos um passo a passo para te ajudar a realizar esse sonho. Confira as principais matérias que são usadas no violão gospel e alguns treinos técnicos que você precisa aprender para tocar na Igreja. Não Perca!

Deus é o Supremo Artista e Sua capacidade de criação se vê em todo o universo. Deus criou a música e se alegra com os louvores e cânticos. O Senhor habita no meio dos louvores do seu povo e canta juntamente com ele (Sf 3.17).

“Cantarei ao SENHOR, porque ele me tem feito muito bem.” (Salmo 13.6 – Almeida 21).

O músico recebeu dons e talentos para criar, executar, exercitar com excelência e integridade na adoração e no testemunho diário. Portanto, se você é um iniciante do violão que deseja aprender a tocar violão gospel para tocar na igreja e louvar ao Senhor, veja abaixo o que você precisa aprender. Afinal de contas, estamos tocando para Jesus e Ele merece o melhor, não é mesmo!

 

Dicas – O que Estudar e Treinar para Tocar na Igreja

1. Percepção Musical

É preciso desenvolver constantemente sua percepção musical, tanto na identificação de sons em suas características como altura, timbre, afinação, ritmo, melodia, harmonia, intensidade, dentre outras características que podem ser percebidas, bem como para afinar o violão e para aprender músicas gospel fáceis e difíceis. Saiba mais sobre percepção musical em Como Melhorar sua Percepção Musical.

2. Desenvolvimento Técnico

Algumas técnicas são bastante utilizadas nas músicas gospel e para tocar violão na Igreja é preciso fazer tais técnicas, tais como: Troca de acordes, batidas e ritmos de violão, palhetada alternada para solos e batidas, dedilhado, técnicas de batida sem palheta, treinos com metrônomos, etc.

3. Conhecimento de Escalas no Violão

Este é um dos conhecimentos primordiais para os iniciantes do violão. Você irá precisar conhecer sobre escalas, notas e intervalos para aprender sobre os acordes e suas formações. Veja As Escalas Musicais, Escala Cromática e O que são Intervalos Musicais.

4. Conhecimento de Acordes e Suas Trocas no Violão

Conhecer a teoria de acordes, montagem de acordes e suas alterações lhe permitirá ter maior facilidade para tocar, poderá aprender matérias mais avançadas que te ajudarão a tocar algumas músicas mais complexas, além de poder ajudar outros músicos e instrumentos. Comece pelo básico aprendendo acordes mais fáceis no violão. Saiba mais sobre acordes em Formação de Acordes – Como Montar e Fazer Acorde e Como Mudar de Acordes no Violão Rapidamente.

 

APRENDER A TOCAR VIOLÃO COM LOUVORES

5. Campo Harmônico

Praticamente todos os músicos das igrejas precisam tirar músicas de ouvido, sendo uns mais e outros menos. Mas não se assuste, pois existem matérias e treinos para te ajudar nisso que você poderá aprender com o tempo. Contudo, para tirar músicas de ouvido é extremamente importante que tenha conhecimento sobre campo harmônico, pois a maioria das músicas possuem os acordes de um campo harmônico e quando estudar sobre isso você terá mais facilidade de acertar os acordes para tirar uma música. Entenda mais sobre isso em Campo Harmônico.

6. Conhecimento de Ritmos e Batidas

Com poucas batidas gospel você poderá tocar várias músicas. Um exemplo é a batida de pop rock, com a qual você poderá tocar cerca 50% das músicas gospel tocadas atualmente na igreja. Comece com as mais fáceis e vá aumentando o nível de dificuldade a medida que for progredindo. Veja Ritmo de Pop Rock no Violão.

7. Cifras Gospel

Várias músicas gospel de violão não tem harmonia muito complexa e podem ser aprendidas rapidamente pela leitura de cifras. Saiba mais em Como Ler Cifras.

8. Repertório de Violão Gospel

Para tocar na igreja é necessário que você tenha um excelente repertório de violão gospel e para isso comece aprendendo hinos fáceis, depois à medida que você for aprendendo novas coisas e ampliando suas técnicas você poderá aumentar o grau de dificuldade aprendendo louvores mais difíceis.

9. Prática de Grupo

As igrejas normalmente possuem bandas completas com violão, baixo, bateria, guitarra e teclado, e por conta disso você precisará saber exatamente como se comportar durante os hinos de louvor. Você não poderá tocar em grupo da mesma forma em que toca sozinho, pois cada instrumento da banda tem uma função. Para entender isso você deverá escutar muita música e progredir em repertório. Vale a pena também entrar em uma banda gospel com iniciantes e com o passar do tempo irem progredindo juntos

10. Toque para Soar Bem

Uma pessoa preocupada em chamar a atenção da banda para si mais do que para a equipe normalmente não está preocupada com a sonoridade geral da banda, mas sim em ganhar elogios e apertos de mão. E algo que atrapalha um momento de louvor na igreja é uma pessoa chamar a atenção para si, pois esse não é o objetivo certo? Tenha sempre em mente que as pessoas escutam música por causa do que sentem e quanto mais focado nas sensações da banda estiver o que você tocar, melhor vai ser sua prática e atuação na banda da igreja. Por isso toque para Louvar.

Lembre-se sempre que você precisa começar a estudar e que o progresso vem com o tempo e treino.

 

Veja também “ESPECIAL DIA DAS MÃES”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *