07 Passos para Manter seu Violão Limpo e Bem Cuidado

Você sabia que para preservar seu violão além de todos os cuidados necessários é fundamental mantê-lo limpo? Não sabe qual é o jeito certo de limpá-lo? Então, continue lendo, pois separamos algumas dicas para te ajudar a manter seu violão limpo e bem cuidado, evitando que ele danifique e tenha uma maior durabilidade. Confira!

É normal que, com o tempo, o violão vá acumulando resíduos, poeira e suor. Por isso, é necessário preservar a limpeza de seu violão, para que ele e alguns componentes durem mais. Além disso, ter um violão limpo e bonito é muito mais agradável para quem vai tocar.

 

 

O processo de limpeza é bem simples. Só envolve um pouco de mão de obra, algumas coisas que você já deve ter em casa e alguns produtos específicos. Mas tenha cuidado ao manusear e ao aplicar determinados produtos, principalmente em violões antigos ou de acabamento acetinado.

 

 

07 Passos para Manter seu Violão Limpo e Bem Cuidado

 

1 – Materiais para Fazer a Limpeza do Violão

como limpar o violão corretamenteUm pano macio, que pode ser uma camiseta ou uma meia velha, um pouco de água, limpa vidros e cera de carnaúba pura para polimento de violões.

Para limpezas pesadas, usa-se óleo de peroba por ser um produto que não danifica o acabamento da madeira. Não utilize produtos de limpeza que contenham silicone, ceras pesadas, solventes para laca ou alvejantes. Os desinfetantes de uso geral e lustra-móveis também não devem ser utilizados, pois em grande quantidade estragam o acabamento do violão.

Realizar o polimento com papel toalha também pode danificar o instrumento, pois irá arranhá-lo, principalmente se o acabamento for em laca ou em goma-laca francesa. O ideal é usar um pano que já tenha sido lavado muitas vezes e que, portanto, esteja livre de qualquer fibra que venha causar arranhões.

Há alguns produtos específicos utilizados pelos profissionais e Luthiers para cuidar do instrumento. Para esses casos, você só vai precisar levá-lo regularmente a esse profissional para que ele verifique o que pode ser feito.

Os melhores utensílios para limpeza do seu violão podem ser encontrados em qualquer loja de instrumento musical. Caso tenha alguma dúvida basta perguntar ao vendedor que pode te indicar os materiais corretos para a limpeza de seu violão.

 

2 – Limpando as Cordas do seu Instrumento 

como limpar o violão corretamenteQuando nós tocamos violão é normal deixarmos nas cordas nosso suor, pedaços de pele morta e algum tipo de sujeira, caso você não esteja com a mão limpa. O que ocorre é que esses fragmentos impregnam nas cordas com o tempo e fazem com que elas enferrujem e estraguem mais rápido.

Para isso não acontecer é importante que você passe um pano em todas as cordas e remova esses resíduos depois de tocar. Isso fará com que elas durem mais e proporcionem um melhor timbre por mais tempo.

 

3 – Frequência de Limpeza do Instrumento

como limpar o violão corretamenteLimpe o instrumento todas as vezes em que tiver oportunidade. Isso não quer dizer, no entanto, que você deve fazer da higienização a principal atividade de seu cotidiano.

De fato, é recomendável limpá-lo quando terminar de tocar. Faça a limpeza também quando o instrumento ficar exposto à ação tempo, ou seja, limpe o seu violão todas as vezes que chegar de uma viagem ou quando ficar por um longo período de tempo fora da capa.

O mesmo conselho sobre a frequência de limpeza vale para quando você comprar instrumentos novos, sobretudo os que ficam no mostruário das lojas.

 

4 – O Jeito Certo de Guardar seu Instrumento

como limpar o violão corretamenteO ideal é armazenar o violão em suportes de paredes ou de chão específicos para violão, pois eles são projetados de forma que não danifica o instrumento.

Caso isso não seja possível, prefira armazená-lo deitado com as cordas para baixo em um local plano. E NUNCA afrouxe ou aperte demais as cordas para guardá-lo. O violão deve ser guardado afinado.

 

5 – Limpando um Violão Preto ou Fosco

como limpar o violão corretamenteNos violões que são pintados na cor preta, o ideal é fazer uso de um pano bem fininho (microfibra) para remover as manchas. Tente polir o instrumento sempre na mesma direção, ou seja, evite esfregar em círculos. Além disso, evite esfregação excessiva, pois, elas tendem a causar arranhões.

Com os instrumentos foscos ou que não levam praticamente nenhum verniz, tenha cuidado redobrado para não deixar os produtos impregnados na madeira. Nestes casos, a melhor opção é manter o instrumento limpo com mais frequência e não fazer uso de produtos, isto é, dê preferência para o bom e velho paninho.

 

6 – Limpando as Tarraxas e as Partes Internas do Violão 

como limpar o violão corretamenteAs tarraxas e todas as partes acessíveis do violão podem ser limpas por uma flanela seca, já as partes da madeira que estiverem muito sujas podem ser limpas com uma flanela com um pouco de spray ou cremes específicos, como já foi dito.

Pegue o pano úmido e retire toda poeira, sujeira e detritos que encontrar nas extremidades das cordas que ficam presas ao cavalete, próximo à boca do violão. Use uma escova de dentes, se necessário, para remover a sujeira eventualmente presa nos sulcos.

Entretanto, algumas partes não são acessíveis como dentro do corpo do violão ou algumas cavidades próximas ao rastilho, tarraxas, pestana, etc. Estes acumulam muito pó e deverão ser limpos quando você trocar as cordas do violão.

 

7 – Cuidado com Instrumentos mais Velhos 

como limpar o violão corretamenteComo resultado do processo natural de envelhecimento, o acabamento de nitrocelulose muda de cor, cria manchas claras e fica patinado. Não use polidores em violões desse tipo, apenas um pouco de água e um pano macio.

 

Dicas Rápidas de Cuidados que Deve Ter com seu Violão

 

como limpar o violão corretamente

    • Sempre após o uso, limpe-o com uma flanela ou paninho de microfibra seco. Limpando principalmente as cordas, pois suamos ao tocar e isso pode causar a oxidação das cordas.

    • Não coloque nenhum objeto ou peso em cima do violão.

    • Não derrame líquidos.

    • Evite bater o violão ou deixar cair, quando for tocar tome cuidado com os movimentos, se estiver em lugar pequeno, evite movimentos bruscos, pois pode acabar batendo na parede ou em algum móvel.

    • Não deixe à exposição do sol ou umidade.

    • Guarde o violão dentro de uma capa, de preferência acolchoada, para garantir maior segurança.

    • Transporte-o com bastante cuidado.

    • Troque as cordas periodicamente.

  • Ao guardar o violão, colocar em uma posição que não tencione o braço. Certifique-se que a pressão no corpo está sendo maior ou igual a do braço, nunca o contrário.

 

E essas foram algumas dicas de como você deve manter seu violão sempre limpo e bem cuidado, preservando-o cada vez mais para que dure por muito tempo, e se caso algum dia você venha querer vender ou trocar, seu instrumento não estará desvalorizado por causa de maus cuidados.

Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!