Os diagramas de acordes são ferramentas de notação musical, assim como as tablaturas e as cifras, que foram desenvolvidas para simplificar a leitura de músicas nos instrumentos. Estas ferramentas são muito úteis para os iniciantes, pois são mais simples de ler. Portanto, hoje vamos entender mais sobre o diagrama de acordes. Não perca!
Um acorde é a união de duas ou mais notas tocadas simultaneamente, ou seja, ao pressionar três ou mais pares de cordas e tocá-las ao mesmo tempo, obterá um acorde.
Dessa forma, o diagrama de acordes é utilizado para representar de forma correta a colocação dos dedos da mão esquerda nas cordas e nas casas para se tocar um acorde. Assim, o diagrama de acordes nada mais é que uma representação gráfica do braço do violão, assinalando as casas ou cordas que devem ser tocadas. Existem muitas formas e tamanhos diferentes, mas o conceito é basicamente o mesmo para todos.
Diagramas de acordes não são difíceis de entender. A grade representa o braço do violão. As linhas verticais representam os trastes. As linhas horizontais representam as cordas. A linha horizontal mais grosas à cima representa a sexta corda (mais espessa). A linha horizontal mais a baixo representa a primeira corda (mais fina).
Repare no diagrama abaixo que está invertido, em comparação ao primeiro. Do mesmo modo, a grade representa o braço do violão. As linhas verticais representam os trastes. As linhas horizontais representam as cordas. Entretanto, a linha horizontal mais a baixo representa a sexta corda (mais espessa), e a linha horizontal mais a cima representa a primeira corda (mais fina).
Os diagramas de acordes também podem ser na vertical. E usar os mesmos conceitos dos diagramas horizontais, eles apenas viraram de lado. Assim, a grade representa o braço do violão. As linhas verticais representam as cordas. As linhas horizontais representam os trastes. A linha vertical mais à esquerda representa a sexta corda (a mais espessa). A linha vertical mais à direita representa a primeira corda (a mais fina).
A letra acima do diagrama representa o nome do acorde.
Cada uma das bolinhas acima é numerada. Esses números mostram qual dedo deve ser usado na posição da bolinha.
1 – representa o indicador.
2 – anelar.
3 – médio.
4 – mindinho.
O “x” representam as cordas que não devem ser tocadas, ou seja, não participam do acorde. O “o” significa que essas cordas devem ser tocadas soltas, ou seja, sem pressioná-las. E o símbolo ⊂ mostra as cordas que devem ser tocadas.
Há também o sinal usado para representar a pestana nos diagramas de acordes, mostrando quais cordas devem ser apertadas.
Cada acorde trará um diagrama diferente onde você usará mais espaço entre os trastes ou mais dedos. O que você precisa é saber entender os códigos e praticar com acordes básicos.
Basicamente, tudo o que precisa fazer para tocar um acorde, seguindo o diagrama, é pressionar as cordas indicada, na casa indicada, com os dedos certos da mão esquerda. Depois é só usar os dedos da mão direita para fazer ritmos no corpo do violão.
Se o som não sair limpo, não fique desanimado, isso é normal. Todos os iniciantes passam por essa fase. O importante é não desistir e continuar treinando.