Sabemos que existem várias formas de escrever uma música, entre elas temos as cifras, tablaturas e partituras. Uma das outras formas de escrita musical é o pontilhado ou em alguns métodos chamado de cifragem numérica. Por isso, hoje vamos entender o que é pontilhado no violão, uma escrita bem curiosa e até um pouco polêmica que é muito utilizada em solos. Confira!
O Que é Pontilhado?
O pontilhado ou cifragem numérica, sendo o último um nome pouco utilizado, é uma simbologia escrita com números utilizada para representar as notas no braço do violão que devem ser tocadas sucessivamente. Esse tipo de escrita normalmente é muito utilizada em solos instrumentais.
O pontilhado determina a posição que a nota deve ser tocada no braço do violão, porém não indica o tempo de duração da nota, logo é preciso conhecer a música para saber o tempo de duração da nota de ouvido e tocar corretamente.
Representação do Pontilhado
-
As cordas soltas do violão são representadas por números de 1 a 6. Lembrando que as cordas são contadas de cima para baixo.
-
Os trastes ou casas do violão recebem um número da esquerda para a direita, iniciando sempre com o número 0 para a corda solta, o número 1 para a primeira casa, o número 2 para a segunda casa e assim por diante.
-
Juntando o número da corda com o número da casa do violão teremos o pontilhado. Veja o pontilhado no braço do violão:
-
Para as cordas que devem ser tocadas soltas, temos:
-
Já no caso das cordas que devem ser tocadas presas, contam-se as notas de acordo com a corda e a casa em que se está tocando, conforme o exemplo abaixo.
Lei e releia quantas vezes forem necessários, até a assimilação do conteúdo, para que não fiquem dúvidas e assim facilite o aprendizado seguinte. No próximo post iremos ver como ler o pontilhado no violão. Não perca!