Você já deve ter visto cifras em que aparecem alguns números nos acordes, mas você sabe o que significa esses acordes com números? Para te ajudar a entender melhor, hoje vamos falar sobre os acordes com números. Não Perca!
Os acordes são a união de duas ou mais notas que são pressionadas e tocadas ao mesmo tempo. Mas, o que são os acordes com números afinal?
O que são Acordes com Números?
Quando o acorde é formado por três notas, chamamos de Tríades. Na maior parte das vezes, essas notas são o 1º, o 3º e o 5º graus, formando assim os acordes naturais (tônica, terça e quinta). Porém, podemos ter acordes formados com mais notas, como no caso das tétrades, bem como acrescentar algumas notas aos acordes de acordo com a escala.
Assim, os números depois dos acordes que aparecem nas cifras são a representação da nota que foi acrescentada ao acorde, indicando o grau da nota da escala fundamental do acorde.
Para melhor entendimento vamos a um exemplo:
A escala de Lá Maior é composta por
O acorde de A – Lá maior é formado pela tríade LÁ– DÓ#– MI
Se acrescentar o sétimo grau da escala de Lá às notas acimas teremos o acorde A7 – Lá com Sétima.
Visualize na imagem abaixo. Veja que foi acrescentada a nota Sol, 3º corda solta, a tríade de Lá Maior.
Portanto, os acordes com números são apenas representações numéricas dentro da escala musical das notas que devem ser tocadas no braço do violão.
Não Confunda!
Muitos iniciantes confundem acordes com números com pontilhados no violão, mas são coisas bem distintas. O pontilhado, assim como a cifra, é um tipo de escrita musical informal que utiliza números para representar as notas no braço do violão que devem ser tocadas sucessivamente, sendo muito utilizada em solos. Saiba mais em “O Pontilhado no Violão”.
Já os acordes, assim como os acordes com números são representados, normalmente, por cifras para indicar uma variação sonora e assim conseguir novos sons ou sons mais específicos. Exemplos: A7, C7, D9.
Lembre-se que aprender as escalas é uma base para um rápido progresso no violão. Por isso, o estudo, a paciência e o treino são indispensáveis para qualquer iniciante que quer aprender a tocar um instrumento.