É muito importante para quem está aprendendo violão, conhecer e praticar escalas. Principalmente se você deseja progredir no aprendizado do violão, melhorar sua técnica e performance para tocar, é fundamental conhecer e saber executar algumas das escalas mais utilizadas. Por isso, hoje separamos 3 escalas que todo iniciante do violão deve aprender e treinar. Não Perca!
Existem diversos tipos de escalas diferentes e não é necessariamente obrigatório conhecer todas, opte por estudar inicialmente as mais utilizadas e depois aprofunde mais naquelas em que são fundamentais para o tipo de música que deseja tocar. Para quem está começando aprender a tocar violão, empenhe-se em aprender e treinar algumas escalas simples e dominar as escalas fundamentais.
As escalas são à base da composição e improvisação em praticamente todos os estilos e gêneros, portanto, aprendê-las pode ser o diferencial entre um músico bom e um músico excelente. Aprender escalas é geralmente tão simples quanto memorizar padrões simples através da prática. Então, pegue seu violão e vamos lá:
3 Escalas que Todo Iniciante do Violão Deve Aprender e Treinar
1ª: ESCALA DIATÔNICA
A Escala Diatônica é formada pelas sete notas naturais com a repetição da nota tônica, logo é uma sucessão de oito notas (contando a repetição da primeira), com cinco intervalos de TOM, e dois intervalos de SEMITOM.
C – D – E – F – G – A – B – C
As escalas maiores e menores naturais são exemplos de escalas diatônicas. Entenda melhor em “Escalas Diatônicas – O que é?”. Vamos aprender a Escala de Dó Maior dentro da Escala Diatônica.
-
Escala de Dó Maior
A Escala de Dó Maior é uma das primeiras escalas que aprendemos a tocar no violão por ser uma escala mais simples, sem nenhuma nota com sustenido (#) ou bemol (b), além de poder ser utilizada e entendida com facilidade em explicações de teoria musical no violão e em outros instrumentos musicais.
Ao entender a explicação da Escala de Dó em uma determinada teoria é mais fácil aplicar em outras tonalidades e entender melhor. Portanto, não deixe de entender e treinar a Escala de Dó, pois irá te ajudar muito a progredir suas técnicas no violão.
2ª: ESCALA PENTATÔNICA
A Escala Pentatônica é uma das escalas mais importantes no violão e é caracterizada por ter apenas cinco notas em sua estrutura.
Temos dois tipos básicos da Escala Pentatônica que são mais utilizadas, são elas:
-
Escala Pentatônica Maior: Possui cinco notas em sua estrutura e a terça é sempre maior (Terça maior:Possui a distância de dois tons).
Dó – Ré – Mi – Sol – Lá
-
Escala Pentatônica Menor: Segue a mesma linha de raciocínio da Escala Pentatônica Maior, porém a diferença é que a terça é sempre menor (Terça menor:Possui a distância de 1 tom e meio).
Dó – Mib – Fá – Sol – Sib
Existem várias escalas pentatônicas, mas umas das escalas mais desejadas pelos iniciantes do violão é a uma variação da Escala Pentatônica, com seis notas, muito utilizada em Blues, chamada de Escala Penta Blues, ou Escala de Blues ou ainda Blues – Note.
Dó – Mib – Fá – Fá# – Sol – Sib (Aplicada à Pentatônica Menor)
Dó – Ré – Mib – Mi – Sol – Lá (Aplicada à Pentatônica Maior)
3ª: ESCALA CROMÁTICA
A Escala Cromática é formada pelas sete notas naturais acrescidos de cinco notas acidentadas, totalizando 12 sons. Dessa forma, quando inserimos os acidentes musicais, que são o sustenido “#” e o bemol “b”, eles modificam a altura das notas aumentando ou diminuindo meio tom na Escala Diatônica (que vimos acima), formando a Escala Cromática.
C– C#– D– D#– E– F– F#– G– G#– A– A#– B
Todas as notas em sequência formam a escala cromática.
É uma escala que tem como característica principal avançar ou diminuir sempre de meio em meio tom. Saiba mais em “Escala Cromática”.