Mulheres Brasileiras e o Violão

Para celebrar esse dia tão especial, que para nós homens são tão queridas, amadas e desejadas, hoje vamos falar, em comemoração ao Dia da Mulher, sobre grandes mulheres que se destacaram no meio musical brasileiro, grandes violonistas que você não pode deixa de conferir. Vamos lá?!

Vou lhes apresentar aqui algumas mulheres que se destacaram no meio violonista, cada uma com seu modo e personalidade, contribuíram e enriqueceram o panorama profissional e amador brasileiro.

 

 

Desde que se entende que violão é violão, guitarra é guitarra, a mulher está presente no meio de amantes e articuladores deste instrumento, que nos passa sinônimo de cultura brasileira. Mas, não se vê falando muito a respeito de nossas gloriosas interpretes do violão clássico, quando o assunto é violão popular, neste caso o descaso pode ser ainda maior.

Infelizmente, para as mulheres ter um grande destaque nesse meio, parece que ela tem que atingir um nível virtuosíssimo, muitas das vezes maior que a própria arte provocada. Não só mulheres, mas também grandes interpretes artistas das cordas ficam de fora dessa “brincadeira”, no anonimato.

Dois agravantes para que as mulheres não apareçam tanto na cena violonista brasileiro. Primeiramente, o piano que era um instrumento visto pela maioria como instrumentos das mulheres, além de ser o instrumento mais representativo de nossa sociedade por muito tempo.  Já o segundo ponto, é aquela velha história de que o violão era o instrumento da boemia ou até mesmo vagabundagem.

Mas, ainda bem que com o passar dos anos isso foi esquecido e vimos muito por ai, homens dominando a arte do piano e o violão sendo altamente respeitado, não somente como instrumento de grande capacidade, mas também como autêntico veiculo para ascensão humana.

Apesar disso vamos mostrar a arte das verdadeiras virtuoses do instrumento, grandes mulheres com talentos desconhecidos por muitos violonistas e estudantes da nova geração.

 

Mulheres Brasileiras e o Violão

 

Ângela Muner

angela muner

Já aqui estamos falando de um prodígio de mulher, estreando sua carreira como interprete, gravando seu primeiro disco com apenas 10 anos de idade.

Comparando a grandes violonistas, sua sonoridade não deixava nada a desejar, com seu forte senso de estilo, com uma pegada forte aliada com seu equilíbrio tímbrico, quebrando paradigmas que violão é instrumento de homem.

Considerada uma referência no ensino de violão clássico no Brasil, Ângela é professora do conservatório de Tatuí.

Ângela interpretou Choro Nº 1 de H. Villas Lobos, com uma sonoridade robusta enchendo o público brasileiro de alegria, de modo limpo, como se estivesse tocando na varanda de sua casa.

 

Mariângela Assad Simão

mariangela simao

Nascida em 1966, paulistana da cidade de São João da Boa Vista, cresceu no Rio de Janeiro. Estimulada pelo pai bandolinista Jorge Assada a estudar música, começando pelo piano seguido do violão, instrumento no qual ficou conhecida, já conquistando seu primeiro prêmio com 15 anos de idade, considerado ao lado de Fábio Zanon, a melhor violonista, no Concurso Jovem Instrumentistas no Rio de Janeiro.

Aos 19 anos recebeu título de melhor violonista brasileira no concurso internacional Villas – Lobos, apresentando ao lado de grandes músicos como Jorge Bensor, Bob McFerri e Hermeto Pascoal, ganhando prestigio internacional com sua versatilidade.

 

Priscilla Alcântra 

Aposto que a maioria das pessoas lendo esse poste, não sabia que Priscilla Alcântara também tinha seu espaço musical no meio gospel.

Começando sua carreira bem cedo, Priscilla com seus 8 anos de idade era apresentadora de programa do SBT no “Bom Dia e Cia”. Em 2006 quando regravou junto com co-apresentador Yugi Tamashiro, “Os Pequenos Rebeldes”, foi uma regravação do grupo de música mexicano RBD em português, onde as músicas tocavam apenas no programa.

Em 2009 quando lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “O Início” contendo 10 faixas de conteúdo gospel, infantil e pop, deles foram extraídos dois singles “Reine” e “Meu Segredo”.

No dia 26 de fevereiro de 2010, lançou seu segundo álbum “Meu Sonho de Criança” pela gravadora Line Records, contendo 10 faixas que evangelizam de forma educativa, priorizando uma linguagem simples e objetiva, com temas que abordam o cotidiano de crianças como comportamento na escola, sonhos para o futur e também historias bíblicas como “A Arca de Noé” e de “Sadraque Mesaque e Abdnego”.

Um pouco afastada na carreira musical em 2013, Priscilla gravou para a trilha sonora da novela Chiquititas, um ano depois lançou seu novo single “Onde ele vai, eu vou atrás”, onde a música foi bem aceita pelos seus fãs e pela mídia, marcando seu retorno musical.

Em junho do mesmo ano, Priscilla lançou a música “Espirito Santo”, o maior sucesso de sua carreira atingindo 20 milhões de visualizações no YouTube, a música foi vencedora do prêmio Troféu de Ouro como “melhor música gospel do ano”.

Em fevereiro 2015 lançou seu terceiro single em inglês “I’ve Been Waiting”, também fez uma participação na música “Eu te Exaltarei” do cantor Geyson Mor, em abril do mesmo ano, participou no CD  “Som da Liberdade 2.0” do DJ Gospel PV na faixa “Hoje Vai Resplandecer”.

Seu trabalho mais recente é chamado de “Ate Sermos Um”. Seu quarto álbum foi lançado em 2015 pela gravadora Sony Music Brasil. Inteiramente autoral, seu disco apresenta faixas que falam sobre temas como Graça de Deus, Ser Escolhido para um Exército e Intimidade com Deus.

A música “Tudo e Teu” já conta com mais de 15 milhões de visualizações no YouTube. Quem assina esse trabalho é a cantora Daniella Araújo junto com seu irmão Jorginho Araújo. Ainda em 2015 gravou o seu show acústico em comemoração aos 10 anos de carreira.

De acordo com minha pesquisa, foi difícil encontrar mulheres no meio gospel que cantam e tocam violão ou viola, a maioria delas são cantoras que, não deixam de ser grandes artistas no meio gospel, louvando e buscando a Deus com seus meios.

Independente disso, desejo um sincero Feliz dia das Mulheres para essas guerreiras maravilhosas.

Esse foi apenas algumas de muitas mulheres que foram exemplo no ramo da música brasileira, que quebraram barreiras, mostrando a verdadeira personalidade da mulher brasileira, que não existe limite e que nada é difícil, basta dedicar e ter amor no que faz.

Esse artigo é dedicado ao Dia da Mulher (8/Março), Parabéns a Todas as Mulheres Brasileiras!!!

 

 

Veja também “VOCÊ SABE COMO COMPRAR UM VIOLÃO?”

Aproveite esse artigo e compartilhe com seus amigos e amigas, curta a nossa página no Facebook, deixe seu comentário, o que achou a respeito, e continue pesquisando conteúdo em nosso Blog. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!