Caso o seu violão esteja fazendo algum som estranho, fora do normal, esteja empenado ou de alguma maneira que você não consiga usá-lo para tocar suas músicas, veja agora o que pode estar acontecendo com seu violão e o que você deve fazer nessa situação, vamos lá!
Se você estiver com um violão apresentando defeitos tais com: quebrado, empenado, trastejando ou com qualquer outro tipo de defeito, o ideal é buscar um Luthier de confiança para que ele possa resolver esse problema para você.
Às vezes, você pode deparar com algum defeito no seu violão, achar que é fácil consertar e tentar arrumar, e isso pode ser um grande erro pois, em vez de você consertar seu violão pode acabar prejudicando ainda mais o instrumento. Então não cometa esse erro.
Os únicos “defeitos” que você pode tentar consertar em casa, sem se preocupar tanto, é com a troca de cordas e troca de algumas peças mais simples, como tarraxas. Nunca tente consertar um problema na madeira do violão sozinho, pois você pode acabar danificando ainda mais o instrumento, prejudicando afinação, som e performance do violão.
Portanto, para manter seu violão em bom estado e prevenido dos defeitos, veja abaixo alguns defeitos comuns nos violões e o que você deve fazer para preveni-los.
Entenda Sobre os Defeitos Mais Comuns do Violão
1 – Violão Empenado
Assim que você pegar seu violão e colocá-lo na posição de toque no seu colo e sentir que o braço dele está torto, é porque ele está empenado. Alguns violões possuem o braço e a madeira tortos, e isso acaba prejudicando a afinação.
Você pode até afinar as cordas soltas de um violão empenado, porém quando tiver executando as notas apertando as cordas, você verá que elas não estarão na afinação correta.
2 – Violão Trastejando
O violão fica trastejando quando as cordas encostam nos trastes subsequentes do braço fazendo com que o som que era para sair não soe da forma correta.
Isso é comum nos violões empenados. Caso isso esteja acontecendo com seu violão, o ideal é você buscar ajuda de um Luthier de confiança para que ele possa consertar seu instrumento.
3 – Madeira do Violão Rachada
Um dos problemas mais difíceis de reverter é quando a madeira do violão racha. Às vezes, alguns violões acabam recebendo algumas pancadas fazendo com que essas rachaduras possam aparecer em qualquer lugar do violão, e dependendo da gravidade, não compensa financeiramente levar para algum profissional consertar para você.
Além do valor fica muito alto para ser consertado, nem sempre pode ficar perfeito, então sendo assim, nessa situação o melhor a se fazer é comprar outro instrumento.
Ainda assim, não custa nada você levar para algum Luthier dar uma olhada e ver a gravidade do seu instrumento, pois existem muitos profissionais nesses assuntos que conseguem arrumar o instrumento e deixá-lo de uma forma que você possa usá-lo e afiná-lo corretamente sem nenhum problema.
4 – Braço ou Tampa Descoladas
O defeito do braço ou tampa descolados, são uma situação um pouco mais fácil para se resolver, usando colas específicas para esse problema.
Ainda assim, mesmo que pareça bem simples de você mesmo fazer, aconselhamos levar seu violão no Luthier para que ele execute isso para você, pois uma vez o violão colado de forma errada ficará mais difícil de consertar. Mas pode ficar tranquilo que esse tipo de problema na maioria das vezes tem solução.
Como Evitar Que Seu Violão Quebre
Sim, acidentes infelizmente acontecem, mas existe alguns procedimentos que podem ajudar para que seu violão não quebre. Uma das coisas ideais a se fazer é guardar o violão em sua capa na posição correta sempre que terminar de usá-lo.
Saber onde e com quem você deixa seu violão, mantê-lo sempre longe de crianças e de pessoas que não sabem manusear o mesmo e não emprestar para pessoas descuidadas também ajuda.
Outra coisa também que se pode fazer é evitar deixar o violão em posições erradas que podem fazem com que ele empene como, por exemplo, apoiando ele na parede pela parte de trás do braço. Evite tentar afiná-lo caso ainda você não conheça os procedimentos ideais para isso, pois se você esticar as cordas mais do que deve você poderá puxar a tampa ou entorta o braço.
Nunca coloque encordoamento que não é recomendado para seu violão, caso você tente colocar cordas de aço em um violão feito para cordas de nylon você poderá acabar empenando o seu instrumento.
Por fim, a dica é: nunca tente consertar aquilo que você não sabe.
Para evitar que seu violão te dê alguma “dor de cabeça” basta seguir essas nossas dicas para manter seu instrumento sempre em perfeito estado.
Aproveite e compartilhe esse post com os seus amigos. Não esqueça de seu feedback que também é muito importante para nós.