Você sabe qual é o melhor jeito de limpar o seu violão? Não? Então continue lendo para saber como manter seu violão limpo e o que não deve fazer na hora da limpeza para que não danifique seu instrumento e ele possa durar mais tempo. Confira agora!
É normal com o tempo o violão ir acumulando poeira e alguns resíduos como sujeira e suor, então, manter o seu instrumento limpo é algo fundamental, pois preserva seu violão fazendo com que dure mais.
Também, é muito mais prazeroso quando utilizamos um instrumento que esteja limpo, concorda? Porém, para limpar um violão temos que usar produtos específicos para sua limpeza, caso necessário, para que não danifique seu instrumento.
Então, para você ficar por dentro do jeito certo de limpar o seu violão, confira logo abaixo quais as melhores dicas para manter o seu instrumento limpo e bem conservado. vamos lá!
O Jeito Certo de Limpar o seu Violão
1º Como Limpar a Madeira do Corpo e do Braço do Violão
Quando for limpar o braço do seu violão, o ideal é usar uma flanela seca para passar nas partes de madeira sem exagerar na força para não correr o risco de riscá-lo.
Caso alguma sujeira permaneça impregnada e não esteja saindo apenas com a flanela seca, você pode usar alguns produtos específicos para a limpeza do seu violão, como sprays e cremes que são próprios para a manutenção do mesmo, e pode ser encontrado em lojas de instrumento musicais.
você pode usar somente produtos feitos para esse fim, caso use outro tipo de produto não apropriado para limpeza do instrumento, pode acabar prejudicando a madeira do seu violão.
Se ainda não tiver os produtos certos para a limpeza pode utilizar uma flanela um pouco úmida, lembrando que não deve exagerar na hora de molhar a flanela, e na hora de passar, não colocar muita força.
Lembre-se também que, caso for utilizar os produtos de limpeza corretos, não precisa usar em grandes quantidades e usá-los apenas se a flanela seca não resolver o seu problema.
Então para que seu violão não acumule sujeira o ideal é que sempre que terminar de utilizá-lo limpe-o e guarde em uma capa corretamente, assim não correrá o risco de prejudicar seu instrumento.
2º Como Limpar as Cordas
Quando tocamos violão é normal que deixamos nas cordas sujeiras como: suor, pedaços de pele morta e alguns outros restos de sujidades, caso você não esteja com as mãos limpas.
Esses fragmentos que encontramos nas cordas são quase que invisível aos nossos olhos, mas o problema é que eles impregnam nas cordas e com o tempo fazem com que elas enferrujem e estraguem mais rápido.
Portanto, para evitar que as sujeiras acumulem nas cordas, sempre que terminar de tocar passe um pano, removendo os resíduos que ficam agarrados nas cordas, melhorando assim a durabilidade e timbre por mais tempo.
Atenção para quando for passar um pano nas cordas, evite puxar e empurrar com força, pois, além de correr o risco de arrebentarem caso estejam fracas, pode desafiná-las, fazendo com que tenha que afinar o violão sempre que for tocar. E fazer isso constantemente não é bom para a durabilidade das cordas.
3º Limpando o Braço do Violão por Baixo das Cordas
As sujeiras que ficam na parte da frente do braço do violão são ainda mais difíceis de se ver do que nas cordas, e acaba que as mesmas sujeiras que possuem nas cordas que vão para essa parte no violão, impregnando ali próximo aos trastes.
Por ser uma parte onde é mais difícil de limpar, devido às cordas ficarem na frente, o ideal é ter um pouco mais de atenção e cuidados na hora de executar a limpeza.
Dessa forma, para que a parte do braço abaixo das cordas não fique muito tempo sem ser limpa, quando terminar de tocar, coloque a flanela por baixo das cordas de uma forma que você consiga fazer um movimento para tirar o excesso de sujeira. Caso as cordas estejam próximas demais do braço dificultando usar a flanela, utilize um pincel que também pode ajudar a remover as sujeirinhas.
Para você conseguir dar uma geral na parte da frente do braço do violão, aproveite o momento em que tiver de trocar as cordas do violão, assim será mais fácil de ver as sujeiras e se necessário usar um pouco dos produtos próprios para limpeza do instrumento.
4º Como Limpar as Tarrachas e Outras Partes do Violão
As tarrachas e outras partes do violão que são fáceis de limpar, pode-se usar apenas uma flanelinha que irá ajudar bastante, porém as partes que acumulam muito pó como: cavidades próximas ao rastilho, pestana e etc., devem ser limpas quando for trocar as cordas do violão. Pois, como é uma parte difícil de limpar de maneira correta, é necessário tirar as cordas, para não as forçar e acabar danificando o seu violão.
5º Melhor Jeito de Guardar seu Instrumento
Dentre todas essas dicas que citamos acima, é fundamental você entender qual o melhor jeito de guardar seu instrumento para evitar qualquer tipo de imprevisto.
Para manter seu violão bem protegido a sujeiras e também a danos, o ideal é usar os pedestais próprios para colocar o instrumento, tanto de parede ou os que ficam no chão.
Caso você ainda não possua um deste, coloque seu violão em um lugar plano com as cordas para baixo, e lembre-se de não as afrouxar para guardar. O certo é o violão ficar com as cordas afinadas mesmo.
Para ajudar você pode usar uma capa, que irá minimizar a quantidade de poeira acumulada no seu instrumento, além de evitar qualquer arranhado ou danos a ele.