Treinar o ouvido é algo fundamental para quem está aprendendo a tocar violão, principalmente para quem quer tocar músicas sem depender de cifras. Mas, tocar de ouvido pode não ser uma tarefa fácil, pois exige um bom domínio do instrumento e muito tempo de prática. No entanto, é possível treinar seu ouvido para acompanhar melhor uma estrutura rítmica, ter mais facilidade para afinar seu instrumento e muito mais. Confira!
Querer aprender a tocar violão sem treinar o ouvido é como querer aprender outra linguagem sem praticar. Se não tivermos um ouvido apurado em música é como se fossemos cegos. Ouvimos a música, mas não sabemos as notas ou pelo menos os intervalos tocados.
Como músicos precisamos ter mais atenção ao que está a acontecer, assim como um cientista quando utiliza um microscópio. De qualquer da forma, ter um bom ouvido é definitivamente útil e quanto mais desenvolvido o seu ouvido estiver, melhor irá entender a música que está ouvindo.
E para ter um ouvido bem desenvolvido exige muito treinamento, pois você passará por uma adaptação que vai fazer com que seu ouvido fique mais sensível ao som, fazendo com que consiga identificar as notas apenas ao escutá-las.
Para te ajudar a identificar com muita facilidade qualquer tipo de som ou nota musical em uma música, barulho ou pequenos trechos, separamos algumas dicas para que melhore seu ouvido. Confira agora!
8 Dicas para Treinar seu Ouvido
1 – Proteja sua Audição
É muito importante que você tenha cuidado com sua audição e evite coisas que podem acabar te prejudicando, pois, para conseguir treinar seu ouvido, será necessário que ele esteja “100%” para ter mais facilidade ao treinar.
Por exemplo, a exposição exagerada a sons muito altos, como quando se usa um par de fones de ouvidos no volume máximo. Tais danos à audição podem até limitar a capacidade física de se detectar certas frequências ou provocar um zumbido frequente em quem é exposto a situações do tipo.
Então, quanto mais puder evitar certos tipos de situações a exposições a sons exageradamente altos, será melhor para sua audição.
2 – Entenda um Pouco a Teoria Por Trás do Som
A música tem várias regras, agrupadas na chamada teoria musical. Ao tomar conhecimento delas, sua mente pode interpretar o que escuta com mais facilidade.
Saber que um acorde básico tem pelo menos três notas, por exemplo, pode ajudar seu ouvido a captar as três separadamente. Além disso, tente adquirir um conhecimento funcional dos seguintes conceitos:
Esses são alguns dos conceitos que fará com que você tenha um entendimento melhor a respeito da teoria do som.
3 – Defina Qual Treinamento Auditivo Deseja
Definir qual tipo de treinamento você vai querer fazer é ideal para que tenha um foco melhor, pois ele depende do objetivo ao longo do processo.
Um dos mais complicados é o chamado “ouvido absoluto”, no qual o indivíduo identifica e recria uma nota musical sem qualquer referência. Nem todos os músicos conseguem dominar essa habilidade.
Mas você pode treinar:
4 – Ouvir Vários Tipos de Músicas
Cada região e cultura produz estilos próprios que, se estudados, podem expandir o alcance do seu ouvido musical. Portanto, é interessante:
5 – Ouvir a Mesma Nota Várias Vezes
Escolha uma nota básica que você deseja aprender. Comece com algo simples, como A (Lá) ou C (Dó). Toque a nota repetidamente até começar a memorizar seu som.
Esta é a forma mais comum para memorização, onde você aprenderá o som de uma nota específica e absorverá a maior quantidade de propriedades auditivas que puder.
6 – Sinta a Nota Musical
O que vai fazer com que você consiga memorizar ainda melhor algumas notas é senti-la ao invés de simplesmente escutar. Tente perceber se ela trás alguma emoção específica ou se te faz lembrar de alguma cena ou cores.
Concentrando-se nas características das notas, seu ouvido vai começar a melhorar conforme você for desenvolvendo sua memória musical criativa.
7 – Identifique uma Nota Por Vez
Depois de aprender as notas na escala, escolha uma para aprender a discernir em relação às outras. Peça para alguém tocar as notas para você sem seguir uma ordem específica, tanto das mais agudas para as mais graves, como no inverso.
Preste atenção para encontrar a nota que você busca. Avise a pessoa quando achar que a nota que você está memorizando for tocada. Confira para ver se acertou.
Tente concentrar-se em aprender uma ou duas notas por vez. Assim, você não se sentirá sobrecarregado e aprenderá com mais facilidade ao longo do tempo.
8 – Entenda a Formação de Acordes
O acorde é um som harmônico e complexo, resultado da combinação de notas tocadas simultaneamente. Com o ouvido mais apurador, você será capaz de não só identificar o acorde, mas as notas que o formam.
Pratique da mesma forma que você fez para a identificação de notas isoladas. Peça para alguém tocar acordes aleatórios e tente identificá-los.
Esse é um treinamento um pouco mais avançado pois, além de identificar o acorde, terá que identificar também as notas que o compõem, porém, o ideal é você fazer conforme seu limite, e aos poucos ir melhorando.
O treinamento do ouvido irá te beneficiar na hora de aprender tocar violão, pois seu ouvido estará acostumado a diversos tipos de sons que soar do seu violão e você conseguirá identificar cada um deles e saber qual o correto a ser usado em certas circunstâncias.
Essas foram algumas dicas de como você pode treinar seu ouvido para conseguir identificar notas musicais sem necessariamente usar partituras ou alguma “cola” na hora que for tocar alguma música.
Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.