Você gostaria de tocar violão e cantar ao mesmo tempo? Essa é uma técnica que muitas pessoas acham difícil de alcançar, porém não é nada complicado, basta seguir os treinamentos certos. Ficou curioso? Então continue lendo e veja como tocar violão e cantar ao mesmo tempo sem nenhum problema. Confira!
Algumas pessoas acham difícil tocar violão, mas cantar e tocar ao mesmo tempo, piorou! Tudo que é novo ou que nunca experimentamos, nos dá impressão de que é difícil ou que não vamos conseguir. É preciso tentar, caso contrário nunca irá saber realmente.
Estudando de forma correta não importa o nível da sua dificuldade, é possível alcançar e até mesmo superar suas expectativas. Portanto, confira abaixo algumas dicas de como aprender a tocar violão e cantar ao mesmo tempo.
Como Cantar e Tocar Violão ao Mesmo Tempo?
O primeiro passo para aprender tocar violão e cantar ao mesmo tempo é separar as tarefas. São muitas coisas ocorrendo ao mesmo tempo e se você tentar aprender tudo junto vai acabar embolando, achar que é muito complicado e que não vai conseguir.
Lembre-se sempre de fazer com calma e do jeito correto, dessa forma não pulará nenhuma etapa e não deixará nada para trás, com isso conseguirá evoluir constantemente em seu aprendizado.
1 – Escolha a Música
Para tocar e cantar ao mesmo tempo é crucial que você esteja atento à escolha da música, pois deve ser fácil de se tocar no violão, sem contratempos, e fácil de cantar, com um fluxo de palavras aceitável e um linha melódica de fácil entonação.
Procure não ser muito ambicioso no início. Não complique seu trabalho, pois você poderá ter dificuldades em executá-lo. De qualquer maneira, você deve decorar a música, assim como saber muito bem a sua técnica.
Não existe um método único para aprender a tocar violão e cantar ao mesmo tempo. No entanto, o melhor a se fazer é trabalhar de forma independente o canto, depois o violão e, após muito treino, reúna as duas práticas.
2 – Ouça a Música com Atenção
Por mais que isso pareça algo obvio, é uma etapa que os alunos e músicos iniciantes geralmente ignoram.
Você pode achar que conhece a música por ter ouvido várias vezes, mas será que realmente a escutou com muita atenção? É preciso treinar seu ouvido para detectar os destaques, as sílabas tônicas, as mudanças de acordes e as diferenças de tom. Não hesite em pedir a ajuda ao seu professor de violão.
Fique atento às frases que são mais longas do que a maioria das outras, as que necessitam de uma dicção mais ou menos rápida, dependendo da situação e das mudanças da melodia.
Você deve escutar a música como se quisesse dissecá-la, isso irá ajudar no treino de seu ouvido e você também terá uma visão diferente da música. Tocar violão e cantar ao mesmo tempo é, primeiramente, um trabalho de escuta.
Então, escolha a música que deseja aprender e, primeiramente, esqueça o violão de lado, foque apenas na letra da música e escute várias vezes para decorar bem a letra e melodia.
Estude parte por parte dela. Muitas pessoas querem logo cantar e tocar a música no violão até o fim de forma direta, entretanto é mais fácil e prático estudar partes separadas da música e no final juntar todas elas.
Depois de estudar as partes cantadas é hora de treinar no violão. Treine os acordes e ritmos da música que escolheu, de preferência, como dito acima, com acordes simplificados, escute e toque muitas vezes até que fixe na cabeça.
3 – Use o Metrônomo
Antes de tentar tocar e cantar junto no violão, se certifique que você está fazendo os dois de forma correta separadamente, pois se de forma separada você não conseguir acertar, quando fizer os dois ao mesmo tempo com certeza não vai conseguir.
Utilize o metrônomo para ajudar nos ritmos tanto de violão quando no de canto, dessa forma você conseguirá ver na hora de juntar os dois se está tudo encaixando no tempo e no ritmo certo.
4 – Agora Junte Tudo
Depois do processo de cantar toda a música e tocar todo o acompanhamento, é hora de juntar tudo. Transforme o ritmo numa versão mais simplificada possível, apenas marcando os tempos.
Toque a música com o ritmo simplificado, bem devagar. Dessa maneira você conseguirá colocar sua voz sem atrapalhar tocar o violão, pois é muito mais fácil acertar inicialmente com a velocidade reduzida e ir aumentando conforme seu progresso.
5 – Exercícios de Voz e Violão
Lembre-se sempre de fazer um aquecimento vocal, alongar as mãos e dedos na hora que for fazer o treinamento de cantar e tocar ao mesmo tempo. É sempre bom manter sua saúde e não se prejudicar por isso.
Para aquecer a voz, siga o passo a passo.
-
Inspire enchendo seus pulmões de ar e expandindo o diafragma. Coloque as mãos embaixo das costelas para que tenha uma melhor noção deste movimento.
-
Solte o ar de forma constante e fazendo um som de “TRRRRRR”, como um trator mesmo, faça isso por volta de dez minutos.
-
Utilizando o som de RRRR ou TRRRR, comece executando notas em tons médios e leve para o agudo durante uns 3 minutos, sem forçar demais.
-
Gire a língua 10 vezes para a esquerda dentro da boca e depois dez vezes para a direita, dê uma pausa e repita por 3 vezes bem devagar. A ideia destes exercícios é obter relaxamento dessa região.
-
Faça sons leves em sua região confortável, não precisa ter um instrumento musical te acompanhando. Faça algo parecido com o som de uma sirene indo do grave ao agudo e voltando.
-
Como no exercício anterior, pegue o som do mais grave da sua voz, sem forçar, e eleve até o mais agudo algumas vezes.
Já para o aquecimento das mãos e dos dedos, você deve:
Estender seu braço direito como se os seus dedos estivessem sendo empurrados contra uma parede. Então, puxe os dedos com sua mão esquerda gentilmente para trás. Pare ao sentir seus tendões forçados. Depois repita o processo com sua mão e braço virados ao contrário. Você deve fazer isso por no mínimo de 20 a 30 segundos, 3 vezes em cada forma.