Quando estamos aprendendo a tocar violão, logo queremos partir para a parte prática e muitas vezes esquecemos da teoria. Pode até não parecer, em primeiro momento, mas a teoria pode ajudar muito na parte prática. Um desses casos é saber as partes do violão. Portanto, continue lendo e saiba todas as partes que o integram. Confira!
Pode parecer simples, mas muitos violonistas se deparam com algum nome e descobrem que aquela coisa que sempre esteve ali, tem um nome que compõe as partes do violão. Logo, conhecer o nome das partes do violão e suas funções, faz toda a diferença na experiência de tocá-lo.
A partir desse conhecimento você passa a:
– Entender o funcionamento do violão;
– Saber identificar se o seu violão está com defeito ou não;
– Ter um maior conhecimento para escolher o violão ideal, o primeiro ou um novo;
– Ter uma melhor experiência como músico.
Cada parte do violão é importantíssima no conjunto do instrumento, então conhecer bem cada uma delas é um dos primeiros passos no aprendizado e nos cuidados que você deve ter com seu violão, pois cada parte do instrumento tem total influência no resultado final do som que você irá fazer.
Em geral, o violão é composto por 6 cordas presas de uma extremidade a outra, contadas sempre de baixo para cima. As três cordas mais finas, que dão os sons mais agudos, são chamadas de cordas primas, e as três mais grossas, com sons mais graves, são chamadas de bordões.
As cordas podem ser tanto de nylon como de aço e são afinadas normalmente pelo padrão Mi, SI, Sol, Ré, Lá, Mi. O violão pode ser tocado com os dedos ou fazendo uso de palhetas.
Partes do Violão
Um violão pode ser feito de diversos materiais, metal, vidro, madeira (o mais comum) e até vazados. Vamos pensar em um instrumento clássico de madeira e a partir disso detalhar o nome das partes do violão. São eles:
Mão: A mão do violão também é chamada de cabeça, headstock ou cabeçote. Geralmente responsável por fixar as tarraxas.
Tarraxas: São 6 tarraxas e cada uma agrupa uma corda. Elas podem ser feitas de plástico ou metal. Sua função é esticar ou afrouxar as cordas para chegar a afinação desejada.
É importante que as tarraxas estejam presas corretamente, pois um defeito nesta parte prejudica a afinação da corda.
Pestana “fixa”: Inicia o braço do violão e separa as cordas horizontalmente, ou seja, é a parte que une a mão ao braço do violão. É essa parte pequena que parece não fazer sentido, que garante uma boa entonação, afinação, precisar estar na altura correta para facilitar a digitação das notas, e regular para evitar sons indesejados.
É importante que a pestana esteja em bom estado e que tenha sido produzida com um bom material, pois um problema nessa parte pode influenciar na afinação e, consequentemente, no som produzido pelo violão.
Tenha sempre uma atenção especial a essa parte. Mas se ela apresentar algum defeito é possível substituí-la, entretanto não tente fazer isso em casa, o ideal é procurar um profissional especializado em violões, o Luthier.
Braço: Vai da mão até a boca do violão. No braço ficam as casas e tarraxas responsáveis pela separação harmônica.
Dentro do braço do violão há um tensor, principalmente nos violões de cordas de aço, que nada mais é do que uma peça de metal ou madeira mais rígida que controla a envergadura do braço de acordo com a tensão da corda. Isso é necessário porque as cordas de aço tendem a ter uma tensão maior, e o tensor pode ser ajustado para evitar que o braço empene.
Na parte da frente do braço do violão fica a escala. O tamanho dessa escala influencia diretamente no som do violão. Quanto maior a escala, maior a tensão das cordas, logo o som do violão tende a ficar mais alto e agudo. Quanto menor a escala, menor será a tensão nas cordas, e o som tende a ficar um pouco mais grave.
Casas: Separa o braço e divisões harmônicas.
Trastes: Divide as casas.
Boca: Orifício no corpo para amplificação do som.
Mosaico: Desenho ao redor da boca.
Corpo ou caixa acústica: Ele é formado pelo fundo (parte de trás), pelo tampo (parte da frente) e pelas laterais do violão e é essa parte que amplifica e reproduz o som das notas do violão.
Cavalete: Encaixe e fixação das cordas e rastilho no corpo do instrumento. Sua função é receber as cordas e transferir a vibração através da boca.
Rastilho: Apoio das cordas no corpo do instrumento, além de regular as alturas e a afinação das cordas. Influencia na afinação, no timbre e até no volume do som do violão.
Rondana: Apoia a correia do instrumento.