Os acordes musicais são dúvidas constantes para os iniciantes. Até agora já vimos os acordes naturais maiores e os acordes naturais menores, mas os acordes podem crescer e evoluir, podendo ser adicionado qualquer nota a um acorde. Por isso, hoje vamos falar sobre os Acordes com sétima.
Relembrando
Antes de começar com os acordes com sétima, vamos relembrar alguns conceitos importantes.
Acordes Naturais Maiores
Para formar os acordes maiores utilizamos o terceiro grau maior. Assim, os acordes naturais maiores são formados pelos graus: 1º maior, 3º maior e 5º justa da cada escala.
Acordes Naturais Menores
Os acordes naturais menores são formados pelos graus: 1º maior (que é o próprio nome do acorde), 3º menor e 5º justa da cada escala e também são chamados de tríades, como os acordes maiores. Do acorde maior para menor só modifica a 3ª maior para a 3ª menor.
Acordes com Sétima
Os acordes com sétima ou acorde de sétima são muito utilizados para preparar outro acorde, ou seja, antecipar o início de um refrão, ou indicar uma mudança na melodia.
Nas tríades temos a Tônica (ou 1º grau), terceiro grau e o quinto grau e assim, nos acordes com sétima, a palavra sétima significa o sétimo grau da escala. Estes acordes são formados por uma sequência de intervalos adicionando a sétima nota de uma escala. Como as tríades, existem vários tipos de acordes com sétima: 7ª maior, menor, entre outras.
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Acordes com sétima menor: recebem apenas o número 7. Exemplos: G7, Bm7, etc.
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Acordes com sétima maior: recebem o número 7 seguido da letra M. Exemplos: C7M, A7M, Bm(7M), etc. Outra notação possível para a sétima maior, geralmente utilizada por estrangeiros, é “maj”: Cmaj7 ou apenas CMaj (do inglês: Major Seven). Em sites populares de cifras, as pessoas utilizam muito a notação 7+ (C7+).
Veja os acordes com sétima maiores: