Por que as pessoas acham o dedilhado difícil? Porque a maioria acha que tem que ser veloz, ou porque é uma habilidade da pessoa e como não tem conhecimento de como executar os dedilhados acabam achando difícil.
Mas não é bem assim, tudo é questão de prática, até as pessoas que não tem nenhuma noção conseguem aprender tranquilamente. Por isso, hoje mostraremos cinco dicas para começar a desenvolver o dedilhado no violão. Confira!
Para facilitar esse treinamento, você precisar entender o posicionamento das mãos e utilizar o metrônomo para desenvolver corretamente. Lembrando que para que essas dicas funcionem tem que colocar em prática diariamente até você se acostumar com o instrumento e não depender mais disso!
O Que é Solo?
De origem Italiana “Solo” quer dizer “sozinho”, “a sós”. Seu significado no dicionário brasileiro é: “Solo s.m. Trecho musical executado por uma só voz ou um só instrumento, com ou sem acompanhamento, num conjunto coral ou orquestral.”
Assim como o próprio significado já nos mostra, os solos são partes bem teóricas das músicas sendo a maioria composto baseado em escalas musicais fazendo as adaptações necessárias, por isso é bem importante estudar e praticar as escalas.
Dicas para Desenvolver Dedilhado no Violão
Antes de tudo vamos olhar a postura e o posicionamento do violão no colo. Para que fique de maneira confortável de treinar o solo é preciso manter o violão equilibrado na coxa e o cotovelo da mão que dedilha longe das cordas, perto da base do violão, de modo que possa usar seu punho para dedilhar.
Já a mão que faz os acordes deixe-a no braço do violão descansando na curva dos seus dedos em “V” criado pelo polegar e indicador.
Essa é a melhor forma para treinar e fazer os solos, pois se tiver de carregar o violão o tempo todo não será cansativo nem desconfortável para suas mãos e dedos.
Portanto, deixe o violão descansar em seu colo firmando-o com seu cotovelo pra garantir que possa mover a mão que dedilha sem que movimente o violão. Então, vamos nessa e confira as dicas abaixo.
1º. Fique atento ao posicionamento dos dedos. O polegar nas 3 cordas de cima do violão e os dedos indicador, médio e anelar nas 3 cordas de baixo.
2º. Faça exercícios para acostumar os dedos, realizando o movimento descendo e subindo nas cordas do violão da seguinte maneira:
-
Toque a sexta corda Mi com o Polegar;
-
Toque a terceira corda sol com o indicador;
-
Toque a segunda corda Mi com o dedo médio;
-
Toque a primeira corda mi com o dedo anelar.
3º. Treine bastante os dois passos anteriores para habituar-se com o instrumento, ganhar confiança e acostumar seus dedos com o movimento.
Lembrando que essas dicas são para as pessoas que estão começando do zero, e estão dispostos a aumentar seu nível buscando conhecimento e novas técnicas de aprendizado.
4º. Usar o metrônomo durante o treinamento é uma boa dica para marcar o tempo, além de proporcionar um desafio a você mesmo e ajudar a perceber seu desempenho.
Comece bem devagar, depois vai aumentando o ritmo aos poucos até onde perceber que dá conta. Quanto mais tempo e mais prática você dedicar, mais rápido e ágil ficará com os dedos, dominando o instrumento facilmente. Não pense que em poucos dias estará fazendo um super solo, algumas pessoas têm mais facilidades do que outras, o importante é executar os movimentos com perfeição independente da velocidade que está alcançado.
5º. Depois que estiver bem confortável com os exercícios acima comece a aplicar nas músicas. Comece com músicas bem simples e lentas para ir acostumando e vai aumentando o nível delas aos poucos.
Talvez a música que você está querendo aprender seja um pouco avançado no momento, não se afobe que você chegará lá. Coloque em prática diariamente e não se preocupe se está demorando a acostumar, cada pessoa tem seu ritmo, o importante é você dedicar que conseguirá!
Gostaram das dicas? Treine bastante e você verá que em pouco tempo estará desenvolvendo essa técnica cada vez mais e perceberá que não era tão complicado quanto talvez você achasse que seria. E se você ainda que não começou, não perca mais tempo, assim como vários alunos já conseguiram você também irá!
Essa foi apenas umas de várias dicas que temos em nosso blog, confira os vídeos do Professor Daniel Darezzo, o passo a passo para te ajudar a aprender os dedilhados, tenho certeza que vai ser bem interessante e você vai gostar.