Musicalidade é algo que nem todos os músicos tem! Você sabe o que é isso? Já ouviu falar a respeito? Nesse post iremos falar da musicalidade e o estudo musical, e você que está aprendendo a tocar violão ou já sabe, não pode deixar de conferir aqui agora!
Um músico com musicalidade, é aquele que consegue passar sentimento, sensação, emoções e expressões quando está executando alguma música. E um músico com essa característica consegue transmitir esses sentidos executando qualquer tipo de instrumento musical ou até mesmo cantando.
Musicalidade e o Estudo Musical
A definição de musicalidade se dá com base de que a música é a “arte de expressar sentimentos através dos sons” e a pessoa com musicalidade é aquela que consegue mostrar isso quando está tocando.
Entretanto, existem alguns fatores que mostram que no cotidiano o estudo musical algumas vezes atrapalha a musicalidade, pois em alguns momentos as pessoas que estudam música acabam deixando as expressões e os sentimentos de lado para mostrar sua habilidade na execução das músicas. E a ansiedade é um dos maiores fatores para isso.
O grande problema é que, muitas vezes, ao invés de acrescentar algo a música, exibir a habilidade acaba tornando-se algo mecânico, sem lugar para expressões e sentimentos, tornando os arranjos chatos de se ouvir e tocar.
Várias pessoas negam que fazem isso, porém isso é algo muito comum entre os iniciantes e músicos que estudam técnicas, harmonias e outros assunto relacionados a música.
Falta de Musicalidade
Agora iremos mostra aqui 4 fatores que demostra que você está deixando a musicalidade de lado, e o que você deve fazer para não cometer esse erro quando estiver tocando violão, ou qualquer outro tipo de instrumento.
A musicalidade é algo muito importante para ser deixada de lado, então se estiver cometendo esses erros abaixo, você vai saber o que deve ou não fazer agora.
1 – Escutar as músicas e ver pessoas tocando de forma analítica, observando coisas como a estrutura da composição, se a pessoa que está executando toca bem, se a banda está errando e coisas desse tipo, as vezes você fica tão concentrado prestando atenção nessas coisas, que esquece que através daquilo os músicos estão passando um sentimento, tocando com amor, e nisso você acaba deixando de lado a importância de absolver essas expressões que eles estão passando.
2 – Pensar em fazer coisas difíceis e trabalhadas quando está executando alguma música, ao invés de coisas bonitas e as vezes bem mais simples, também é um sinal de falta de musicalidade. Nem sempre algo complexo de mais é bom para transmitir a musicalidade na música, pois a musicalidade não está na dificuldade e sim nas expressões das notas executadas.
3 – Colocar informações desnecessários em uma música, também é um sinal de falta de musicalidade, pois as coisas desnecessárias acabam sobrando, sujando os arranjos, ocupando espaço e escondendo a beleza da música. Acaba tornando a execução embolada e chata de se ouvir ou tocar.
4 – Tocar para chamar atenção para si mesmo ou algo da música que não é o foco no momento, também é falta de musicalidade.
Esses são 4 fatores que mostram que você está deixando a musicalidade de lado, e se você quer se tornar um ótimo músico profissional, tem que parar de fazer essas coisas.
Como Deixar a Musicalidade Fluir?
Geralmente as pessoas que estão começando a aprender tocar violão ou qualquer outro tipo de instrumento musical, acabam apresentando sintomas de falta de musicalidade. Mas pode ficar tranquilo, porque no início isso é normal, entretanto é importante tomar cuidado com o excesso para que seu som não fique chato de escutar.
O melhor a se fazer é deixar o som rolar, colocar as ideias na música baseando em sentimentos, curta e aprecie cada nota executada e tenha cuidado com os excessos.
Fazendo isso você vai conseguir enxergar que as coisas difíceis e trabalhadas vão ter seu espaço no momento certo, e que é muito importante lembrar que elas devem existir apenas para contribuir com a musicalidade e não para atrapalhar.
O lado bom de expressar sua musicalidade é que não existe um padrão para isso, você faz como bem entender, pois cada um tem seu jeito de aprender e se expressar através da música, ou seja, não tem regras, o mais importante é você não se esquecer dos princípios da música.