Muitas pessoas se perguntam qual o instrumento mais fácil para aprender? A pressa de querer aprender algo rápido demais faz com que elas busquem as opções mais fáceis, com pensamento de que vai aprender do dia para noite, será mesmo que funciona? Você vai conferir isso aqui agora, não perca!
Será realmente que existe um atalho para aprender tocar algum instrumento musical tão rapidamente? A resposta para essa pergunta é bem simples.
Todos os instrumentos musicais sem exceções possuem níveis básico, médio e avançado, e para se chegar ao nível mais avançado é necessário muito tempo de prática, estudos e treinamentos constantes, já o nível mais básico, em pouco tempo já se consegue resultado.
Eis a questão! Você pode até aprender a tocar algum instrumento musical bem rápido, porém para alcançar um nível mais avançando é necessário mais tempo, anos de dedicação para conseguir aperfeiçoar o domínio pelo instrumento musical desejável.
Confira agora alguns instrumentos musicais considerados mais fáceis de aprender em pouco tempo.
Qual Instrumento Musical Mais Fácil de Aprender?
Dizer qual instrumento musical é mais fácil de aprender é um pouco complicado, pois cada pessoa vai se identificar e terá mais facilidade com instrumentos diferentes, e depende do nível em que deseja alcançar.
Mas, normalmente, os instrumentos que são considerados como mais fáceis de tocar são aqueles que não possuem muitas notas e/ou complexidade, que são apenas melódicos, são vistos como os mais fáceis de aprender.
Portanto, entre esses, temos o berimbau ou instrumentos de percussão como o reco reco, chocalho, dentre outros, considerados como os instrumentos “mais fáceis de aprender”. Confira alguns na imagem abaixo.
Já os instrumentos considerados mais “difíceis de aprender” são os que possuem diversidades de notas e muitas informações melódicas, harmônicas e rítmicas em âmbito teórico e prático.
Existem diversos exemplos desses instrumentos porém, vou destacar aqui o piano por conta das duas claves de leitura na partitura que exigem muita independência das duas mãos, até mesmo o próprio violão que é considerado um instrumento mais versátil, por ser usado em praticamente todos os ritmos musicais e em muitos como protagonista, e também a bateria, um instrumento rítmico que possui grandes quantidades de notas que exigem bastante concentração, coordenação motora e estudos de divisões rítmicas.
Como Aprender de Forma Rápida
Aprender a tocar rápido algum instrumento não é algo muito fácil, para isso você deve seguir exemplos de bons músicos que aprenderam a tocar e evoluíram depressa. Uma coisa muito importante e que é em comum entre os músicos que aprenderam a tocar rápido é o amor ao instrumento, levando-o ao estudo diário, intenso e progressivo.
Você pode até pensar que muitas horas de estudo valem muito, mas elas nunca valerão mais do que estudo continuo e periódico, pois de que adianta estudar muito tempo um dia e depois ficar 2 ou 3 dias sem prática nenhuma? Então, ainda que o estudo periódico seja em um tempo reduzido, será a continuidade e insistência que levará você a melhorar logo e só quem realmente tem vontade de aprender insiste.
Por isso, é muito importante o iniciante levar um instrumento musical a sério, pois assim ele perceberá que mesmo com muita dificuldade a tendência da prática é levar a melhora. Então, entenda que nenhum treino passado por um bom método e/ou professor vai te levar a regredir, muito pelo contrário, sempre que estiver treinando estará saindo de um patamar para outro ainda melhor, ou no mínimo manterá os resultados que já possui.
Outra coisa que também te ajudará bastante a progredir rápido é procurar investir em excelentes cursos e instrumentos, isso fará com que você tenha acesso a informações de alta qualidade, e será muito importante para seu aprendizado e evolução constante.
Ficar próximo das pessoas que sabem mais do que você também irá te proporcionar bons resultados e te acrescentará novas experiências, e isso fará com que você receba dicas e críticas, mas mesmo que as críticas sejam ofensivas, você deve absorvê-las como aprendizado e colocar em prática aquilo que esta faltando ou aprimorar técnicas mais complexas para que com tempo se aperfeiçoe cada vez mais no instrumento em que deseja dominar.
Gostaram desse post? Espero que sim!
Parabéns pelo belíssimo trabalho que vocês fazem . Muito bom.