Trocar as cordas do violão não é uma tarefa complicada, mas sempre gera muitas dúvidas. Somente perdendo o medo e trocando as cordas do seu violão que você irá desenvolver essa habilidade que todo violonista deve ter. Por isso, separamos um passo a passo para você aprender a trocar as cordas do seu violão evitando qualquer tipo de problema com o seu instrumento.
1º Passo – Remover o Encordoamento Velho
Evite remover todas as cordas do violão para depois substituí-las. Usando o método de uma por uma, você manterá a tensão do braço do violão e não afetará o tensor, ou seja, o ajuste da curvatura do braço do seu violão, prevenindo problemas futuros.
Para remover a corda, desaperte-a girando à tarraxa no sentido anti-horário até que esteja solta. Depois de solta, corte-a com um alicate de corte ou continue desapertando-a até que se possa soltá-la da tarraxa. É importante ressaltar que nunca se deve cortar as cordas antes de afrouxá-las!
Puxe a corda solta através do orifício na tarraxa e a retire da cabeça do violão. Solte o nó ou a bolinha colorida da corda perto do cavalete do violão e arraste a corda através do orifício no cavalete para removê-la completamente.
2º Passo – Remover os Pinos do Cavalete
Os pinos do cavalete do violão são aquelas bolinhas brancas ou pretas que seguram as cordas dentro do tampo do violão. Se o modelo do seu violão tiver esse pinos pode-se removê-los usando um removedor de pinos, que é vendido em qualquer loja de música e em seguida pode-se remover as cordas pelos buracos do cavalete.
3º Passo – Limpar o Violão
Faça a limpeza dos locais impossíveis de se limpar quando o violão está com a corda. Principalmente o braço do violão que acumula óleos de nossas mãos, pele e sujeiras que afetam a sustentação da nota no violão. Use uma flanela ou produtos específicos para limpeza de violão.
4º Passo – Trocar as Cordas
Antes de colocar as cordas novas, verifique se não há nada solto, desgastado ou quebrado, caso haja procure a ajuda de um profissional e faça o conserto.
Para colocar o encordoamento novo, oriente-se sempre de acordo com a embalagem de cada encordoamento (Aço ou Nylon). O método mais popular é colocar a corda mais fina primeiro, depois a corda mais grossa e seguir alternando as espessuras.
Passe uma extremidade da corda através da abertura no cavalete em direção ao corpo do violão e estique bem a corda. Se a extremidade da corda for lisa, dobre a extremidade curta da corda por cima da longa e enrole a extremidade curta da corda em torno da extremidade longa e em seguida, puxe ambas as extremidades da corda para apertar o nó para baixo do cavalete. O excesso de corda atrás do cavalete pode ser cortados com um alicate de corte.
Caso modelo do seu violão tiver pinos, insira a parte com a peça de metal no buraco do cavalete e reinsira o pino.
Em seguida, posicione a corda em sua respectiva tarraxa, passe-a pelo buraco da tarraxa e puxe firme. Aperte a corda girando a tarraxa sempre para a direita. Deixe somente um pouco de folga para ter um excesso de corda para passar em volta das tarraxas, evitando faltar corda e elas se soltarem enquanto estiver tocando. Repita o procedimento com o resto das cordas.
5º Passo – Afinar o Violão
Confira com atenção as cordas e afine uma por uma de acordo com uma referência inicial.
Siga o passo a passo e troque as cordas do seu violão!