7 Erros que Podem Te Fazer Desistir de Tocar Violão

TOCAR VIOLÃO

Qual a sua dificuldade? O que não está saindo certo? Onde é que a coisa complica? Quando você acha que “está fazendo certo, mas sai errado”… Aí está um indicativo de que está mesmo fazendo errado. Por isso, hoje vamos falar de 7 erros muito comuns entrem os iniciantes que podem te fazer desistir de aprender a tocar violão, se não forem evitados logo no inicio. Não perca!

O fascínio pelo violão, muitas vezes, levam as pessoas a tentarem dominar esse instrumento, seja para tocar sozinho, com a família, amigos ou quem sabe para um público mais amplo.

Entretanto, como todo instrumento, o violão tem seu grau particular de dificuldade, tanto no que se refere à execução exata das notas quanto de extrair as mais distintas tonalidades e timbres.  E muitas vezes, muitos iniciantes desistem de tocar ou deixam de evoluir por conta de alguns erros que podem ser evitados logo no início a partir de uma boa orientação. Veja!

7 Erros que Podem Te Fazer Desistir de Tocar Violão

 

acordes maiores

1º Não Acertar os Ritmos e Batidas: Ritmos e batidas são sempre um grande desafio para os iniciantes, pois não se trata de uma sequência de movimentos para baixo e para cima, mas sim de uma sequência de sons que possuem uma durabilidade de acordo com a marcação de compasso e conforme a força e timbre de cada toque que será consequente da técnica utilizada. Portanto, ao fazer uma batida é preciso que entenda a marcação do tempo da música e o tempo certo que terá que fazer cada toque. Uma boa dica é cantar a batida antes de tocá-la e depois que estiver cantando a batida corretamente, tente tocá-la.

2º Não Acertar a trocar de Acordes: Entenda que aprender a tocar violão exige paciência e dedicação. Existem coisas que só vem com o tempo, portanto se você tem dificuldades de trocar os acordes não desista. Aprenda a fazer os acordes de forma correta e treine bastante, que com o tempo você terá mais velocidade e ficará mais fácil trocar os acordes sem errar.

3º Não acertar as Pestanas: As pestanas também assustam muito os iniciantes do violão, pois uma vez que você não consegue acertar algo parece que as coisas nunca vão dar certo. O que você deve fazer neste caso também é continuar tocando para melhorar nas pestanas, além de corrigir sua postura para que tenha uma força maior na mão.

4º Demora para conseguir Tocar a Primeira Música: Tocar a primeira música no violão tem mais a ver com o método no qual você segue do que, necessariamente, com a sua facilidade de aprendizado. Portanto, ter um bom método passo a passo é fundamental.

5º Achar que não tem Talento: Todos podem aprender a tocar facilmente quando se estuda da forma correta. Cada pessoa tem um tempo diferente de progresso, então não se preocupe. E como dito anteriormente, um bom método de estudo é essencial, além de força de vontade, paciência e determinação.  Não coloque empecilhos para realizar o sonho de tocar violão. Você consegue!

6º Falta de Organização nos Estudos: Ao tentar estudar vários conteúdos encontrados na internet de forma desorganizada é bem provável que você não consiga progredir. Portanto, se você se encontra nessa situação está na hora de se organizar, traçar uma meta e estudar para ela.  Com uma boa organização de estudos você conseguirá obter resultados muito mais rápidos.

7º Não Tenho Tempo: Ninguém que tem uma rotina de trabalhos e compromissos tem tanto tempo assim para estudar, entretanto mesmo com pouco tempo diário, uma boa organização nos estudos é capaz de te fazer ter bons resultados com pouco tempo de treino. O que você precisa fazer é estudar realmente matérias focadas no seu progresso.

 

Portanto, não faça vista grossa. Aquilo que está saindo errado pode e deve ser corrigido. Mas depende muito de você.

Veja também “DICAS PARA COMPRAR UM VIOLÃO USADO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos! Curta nossa página no Facebook!

2 Comentários

  1. Jorge Salgado

    Era exatamente isso que eu estava precisando ouvir. Diversos professores ao mesmo tempo tem gerado mais dificuldades para minha compreensão.

    Abraços

  2. danieldarezzo (Publicações do Autor)

    Olá Jorge! Que bom, ficamos felizes em ajudar!
    Abraços!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *