Altura do Som: O que é Grave e Agudo?

aula de violão gospel

Entender o que é um som grave e um som agudo, muitas vezes é algo bastante abstrato. Para alguns pode até parecer óbvio, mas muitas pessoas não conseguem entender a diferença. Tudo o que conseguimos entender e aprender parte de um conceito estabelecido, por isso vamos falar sobre sons agudos e sons graves. Não Perca!

Quando escutamos um som é porque um determinado corpo está vibrando e assim produz aquele determinado som. Quando falamos o som é emitido pela vibração das cordas vocais, quando batemos em um tambor com um pedaço de madeira ou com as próprias mãos, fazemos esse corpo vibrar e produzir o som, quando tocamos as cordas de um violão à mesma vibra para os dois lados e emite sons.

 Todos esses corpos materiais são fontes emissoras de som, pois quando vibram emitem sons que se propagam no meio material, ou seja, no ar e esses sons penetram nos nossos ouvidos provocando sensações sonoras. As principais características do som são: timbre, altura e intensidade. Mas, vamos focar na altura do som, pois é ela que nos permite distinguir um som agudo de um som grave.

Altura do Som: Agudo e Grave

A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo. Essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora; ou seja, pela vibração da onda sonora que pode ser de forma mais lenta ou mais rápida em um determinado período de tempo.  Dessa forma, a altura de um Som está diretamente relacionada com a frequência do som:

Sons de maior frequência são vibrações rápidas e correspondem a sons agudos (ou altos);

Sons de menor frequência são vibrações lentas e  correspondem a sons graves (ou baixos).

som agudo e som grave

Nas notas musicais regista-se um leque muito grande de sons que vão desde os muito graves aos muito agudos. Na linguagem técnica ou musical dizemos que o som grave é baixo e o agudo é alto, entretanto é importante não confundir altura do som com volume (ou intensidade) do som, devendo ser evitado os termos alto e baixo  ao se referir a intensidade e sim, forte ou fraco.

O ouvido humano consegue distinguir os sons graves dos agudos. Por exemplo, geralmente os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina, respectivamente. Dessa forma, podemos concluir que a voz masculina tem menor frequência que a voz feminina.

 ALTURA DO SOMA frequência da voz num ser humano varia entre os 85 Hz e os 1100 Hz:

    • valores próximos de 1100 Hz correspondem a sons agudos (ou altos). Por exemplo, num som com 1100 Hz de frequência, as partículas que propagam o som efetuam 1100 vibrações completas a cada segundo.

    • valores próximos de 85 Hz correspondem a sons graves (ou baixos). Por exemplo, num som com 85 Hz de frequência, as partículas que propagam o som efetuam 85 vibrações completas a cada segundo.

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *