Composição, Releitura, Versão e Cover: Qual a Diferença?

Cover, releitura, versão e composição musical

Todo mundo já ouviu os seguintes termos: composição, releitura, versão e cover. Mas, entender o que significa cada uma dessas classificações e qual a diferença entre elas na maioria das vezes gera uma enorme confusão. Por isso, hoje vamos falar sobre composição, releitura, versão e cover. Não Perca!

Vivemos em uma era digital e com a ajuda, suporte e divulgação por meio da internet, vários artistas estão utilizando desse meio para lançar discos, se tornar mundialmente conhecidos, mostrar suas composições, releituras, versões ou cover de músicas de vários estilos. Mas, qual a diferença entre cada um deles? Veja abaixo:

 

Cover, releitura, versão e composição musical

Composição, Releitura, Versão e Cover: Qual a Diferença?

Algumas definições são um pouco contraditórias entre os autores, cada qual com suas versões, mas basicamente:

  • Composição Musical: É a criação de relações sonoras com a finalidade de expressar algo por meio de sons, mas envolvendo a criatividade e inovação, sendo algo original. A composição pode ser publicada na forma de partitura ou em algum outro método de notação, como a letra com cifras ou tablaturas. Ao realizar uma composição, o compositor deve ter conhecimento da teoria musical e das características do gênero musical para o qual a música está sendo composta.

  • Releitura Musical: É uma nova interpretação na execução de uma determinada música, assim deve ser mantida no mínimo a melodia vocal e a letra, podendo ser modificado o arranjo de um estilo para o outro, alterado os acordes bem como o andamento e a sonoridade em geral. Podem-se realizar releituras de músicas famosas ou não, de outros artistas ou de sua própria música, como é o caso das versões acústicas. 

 

  • Cover Musical: É uma peça musical composta por determinado artista ou banda que é executada por outros músicos,reproduzindo a música de forma fiel a gravação original. Não pode mudar o estilo musical ou descaracterizar a letra e arranjo, caso contrário não será mais um cover, mas sim uma releitura.

  • Versão Musical: É muito confundido com releitura. Na realidade, versão musical é muito similar a cover, mas totalmente diferente de releitura. Tanto o cover quanto a versão mantêm o arranjo, a timbragem e a melodia vocal original, a diferença entre eles é que na versão modifica-se a letra como no caso de músicas em outro idioma.

Traduzir uma letra e manter a métrica não é algo fácil, por isso adapta-se a letra. Dessa forma a melodia vocal é preservada, o sentido da letra permanece o mesmo, mas não é feita uma tradução literal de toda a letra. Um exemplo é a música Quem Sou Eu? cantado pelo cantor PG que é uma versão da música Who Am I? do Casting Crowns. 

Who Am I?

 

Quem Sou Eu?

 

Veja também “O QUE SÃO NOTAS ENARMÔNICAS?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *