Diagrama de Acordes

AULA DE VIOLAO

Os diagramas de acordes são ferramentas de notação musical, assim como as tablaturas e as cifras, que foram desenvolvidas para simplificar a leitura de músicas nos instrumentos. Estas ferramentas são muito úteis para os iniciantes, pois são mais simples de ler. Portanto, hoje vamos entender mais sobre o diagrama de acordes. Não perca!

Um acorde é a união de duas ou mais notas tocadas simultaneamente, ou seja, ao pressionar três ou mais pares de cordas e tocá-las ao mesmo tempo, obterá um acorde.

 

Dessa forma, o diagrama de acordes é utilizado para representar de forma correta a colocação dos dedos da mão esquerda nas cordas e nas casas para se tocar um acorde. Assim, o diagrama de acordes nada mais é que uma representação gráfica do braço do violão, assinalando as casas ou cordas que devem ser tocadas. Existem muitas formas e tamanhos diferentes, mas o conceito é basicamente o mesmo para todos.

 

DIAGRAMA DE ACORDES

Diagramas de acordes não são difíceis de entender. A grade representa o braço do violão. As linhas verticais representam os trastes. As linhas horizontais representam as cordas. A linha horizontal mais grosas à cima representa a sexta corda (mais espessa). A linha horizontal mais a baixo representa a primeira corda (mais fina).

DIAGRAMA DE ACORDES

Repare no diagrama abaixo que está invertido, em comparação ao primeiro. Do mesmo modo, a grade representa o braço do violão. As linhas verticais representam os trastes. As linhas horizontais representam as cordas. Entretanto, a linha horizontal mais a baixo representa a sexta corda (mais espessa), e a linha horizontal mais a cima representa a primeira corda (mais fina).

 

DIAGRAMA DE ACORDES

Os diagramas de acordes também podem ser na vertical. E usar os mesmos conceitos dos diagramas horizontais, eles apenas viraram de lado. Assim, a grade representa o braço do violão. As linhas verticais representam as cordas. As linhas horizontais representam os trastes. A linha vertical mais à esquerda representa a sexta corda (a mais espessa). A linha vertical mais à direita representa a primeira corda (a mais fina).

DIAGRAMA DE ACORDES

A letra acima do diagrama representa o nome do acorde.

DIAGRAMA DE ACORDES

Cada uma das bolinhas acima é numerada. Esses números mostram qual dedo deve ser usado na posição da bolinha.

DIAGRAMA DE ACORDES

1 – representa o indicador.

2 – anelar.

3 – médio.

4 – mindinho.

O “x” representam as cordas que não devem ser tocadas, ou seja, não participam do acorde. O “o” significa que essas cordas devem ser tocadas soltas, ou seja, sem pressioná-las. E o símbolo   ⊂  mostra as cordas que devem ser tocadas.

DIAGRAMA DE ACORDES

Há também o sinal usado para representar a pestana nos diagramas de acordes, mostrando quais cordas devem ser apertadas.

DIAGRAMA DE ACORDESCada acorde trará um diagrama diferente onde você usará mais espaço entre os trastes ou mais dedos. O que você precisa é saber entender os códigos e praticar com acordes básicos.

Basicamente, tudo o que precisa fazer para tocar um acorde, seguindo o diagrama, é pressionar as cordas indicada, na casa indicada, com os dedos certos da mão esquerda. Depois é só usar os dedos da mão direita para fazer ritmos no corpo do violão.

Se o som não sair limpo, não fique desanimado, isso é normal. Todos os iniciantes passam por essa fase. O importante é não desistir e continuar treinando.

 

Veja também “NOME DAS CORDAS DO VIOLÃO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *