A maioria das pessoas que estão querendo aprender algo sempre se deparam com essa dúvida: quanto tempo será que demorar para aprender? Hoje vamos mostrar em algumas dicas em quanto tempo você consegue aprender tocar violão. Não deixe de conferir, vamos lá!
Quanto tempo será que demorar para aprender? Essa é uma pergunta que fica na cabeça da maioria dos iniciantes, pelo fato de acharem que terão dificuldade em aprender algo específico no instrumento ou que não estão indo bem.
Se você está demorando para aprender tocar violão não se preocupe, pois agora iremos instruí-lo sobre qual a melhor maneira de seguir com seus treinamentos, fazendo assim com que você possa direcionar seu estudo de forma que progrida de um jeito bem rápido.
Quanto Tempo Demora para Aprender Tocar Violão?
Para deixar bem claro já vamos logo dizendo que não existe um tempo padrão para aprender tocar violão rápido, isso vai depender muito de você aluno, pois da mesma forma que você pode aprender algo simples no violão em apenas alguns dias, pode ser que tenha em algum momento alguma dificuldade, dependendo dos parâmetros que iremos citar logo, logo.
Mas saiba que é possível em poucos dias você aprender tocar algumas músicas e solos, como também ensinamos em nosso curso online, mas é sempre bom lembrar que para chegar em um nível avançado com o domínio de várias técnicas, você deverá ter um estudo dedicado e continuo.
Entretanto, alguns fatores podem ou não te favorecer no seu aprendizado de violão, tais como:
1 – Dom Natural
O dom natural é algo que vem desde o berço e a partir do primeiro dia em que a pessoa começa a aprender a respeito do instrumento passa a ter uma facilidade tremenda em aprender tudo sobre ele, como: entender assuntos como altura musical, técnicas musicais, facilidade de criação, além de conseguir se expressar de uma maneira bem natural quando está tocando alguma música.
Consequentemente essas pessoas que já têm um dom natural vão aprender tocar violão bem mais rápido. Existem casos de alunos que conseguem aprender várias músicas simples e técnicas complicadas como pestana, em um período menor que um mês.
Então, se a pessoa já tem esse dom e ainda juntar com as dicas deste post, com certeza terá resultado ainda mais rápidos no violão.
2 – Um Bom Método de Estudo
Com toda certeza um bom método de estudo irá te ajudar a aprender violão bem rápido, pois o método estará explicando e mostrando de uma forma mais simples possível para quem está começando e não sabe nada a respeito de violão.
Então, se você aplicar os conhecimento e exercícios do curso de violão, saberá quais os treinos devem ser feitos e onde eles te levarão e você terá um desenvolvimento continuo, dependerá apenas da sua dedicação.
3 – Estudo Diário no Violão
Quanto maior for seu tempo de estudo, mais rápido você conseguirá aprender a tocar, porém você deve respeitar seus limites, como cansaço.
Não vai adiantar de nada você dedicar o dia todo de treinamento sendo que não está apto a absorver aquele conhecimento. Tudo que fazemos com pressa de aprender, ou aprendemos bem mais ou menos, ou não aprendemos.
O estudo de violão exige calma e muita atenção, pois existem muitos detalhes que não podemos deixar para trás.
Então, estimule um tempo que você tenha certeza que estará absorvendo cada conteúdo estudado ali, fazendo desta forma você aprenderá bem rápido.
4 – Vontade de Aprender
Vontade de aprender é algo muito importante, pois, mesmo que você possua um bom método ou até mesmo um dom natural, se não tiver a vontade de aprender de nada vai adiantar.
Quando se tem essa vontade, você conseguirá se dedicar ao máximo em seus treinamentos independente das dificuldades e desafios que tiver de enfrentar.
A vontade de aprender é essencial para um aprendizado “rápido” no violão.
Níveis de Aprendizado com o Tempo
Um iniciante do violão em apenas em um ou dois dias pode aprender um ritmo, um solinho básico, uma troca de acordes, um exercício ou outras coisas simples no violão.
Se ele continuar seguindo com esse progresso fará com que em alguns meses esteja com uma capacidade, mesmo no nível de iniciante, de tocar muitas músicas básicas e algumas até um pouco mais difíceis. E em muito pouco tempo atingirá o nível intermediário, que é onde o aluno consegue tocar músicas mais difíceis, ler e escrever músicas e até criar algo.
Porém, para um músico atingir um nível profissional e ser avançado em conhecimentos e técnicas deve buscar a formação técnica e teórica, adquirindo experiências de trabalho, e estar sempre estudando para progredir e executar músicas bem avançadas. Ou seja, se você está disposto a se tornar um músico profissional, você tem que estar preparado para estudar o resto de sua vida.