Aprenda a Tocar “Agnus Dei”

Agnus Dei é uma canção que realmente emociona! Sua letra, melodia e harmonia crescente, mexe com todos que até atravessou as fronteiras da bandeira evangélica e hoje é usada em celebrações de outras religiões também. Portanto, aprenda a tocar esse hino tão inspirador e saiba mais sobre a música e seu compositor. Não Perca!

Aprenda a Tocar “Agnus Dei”

 

Aleluia! Aleluia!
Poderoso é o Senhor nosso Deus

Aleluia! Aleluia!
Poderoso é o Senhor nosso Deus

Aleluia

Santo, Santo
É o Senhor Deus, Poderoso

Digno de louvor, Digno de louvor

Tu és Santo, Santo
É o Senhor Deus, Poderoso

Digno de louvor, Digno de louvor

Amém

 Agnus Dei e Michael W. Smith

aprenda a tocar agnus deiO Agnus Dei é uma palavra do latim que significa literalmente o Cordeiro de Deus, isso mesmo, o “Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”, que no meio cristão se refere a Jesus Cristo, pois através de seu sacrifício na cruz retirou o pecado de todo aquele que nEle crê e O reconhece como Salvador.

A palavra faz uma alusão ao ritual do povo hebreu de sacrificar animais, entre eles cordeiros, para se redimir dos pecados cometidos. O termo Agnus Dei é citado na Bíblia, no Novo Testamento, no Evangelho do apóstolo João, onde João Batista diz a seguinte frase a respeito de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo”.

A expressão Cordeiro de Deus faz parte das celebrações religiosas, fazendo referência a Jesus Cristo, sendo também citada nas orações rezadas nas missas da religião Católica.

Agnus Dei também é o nome de uma música da autoria de Michael W. Smith, um músico evangélico que tem diversas de suas canções bem conhecidas no meio cristão. Em português existem diversas traduções desta música que é interpretada por diversos cantores gospel.

Em entrevista ao programa Renascer, Michael W. Smith contou ao apresentador apóstolo Estevam Hernandes qual foi a inspiração que recebeu para compor a música “Agnus Dei”.

“Quando busquei do Senhor, eu escrevi este louvor em três minutos. Foi algo que veio do nada! Eu até me senti mal por ter levado os créditos, porque na verdade, quem fez foi o Senhor. Eu lembro que quando nós cantamos pela primeira vez essa canção na minha igreja, eu senti que eu teria que cantá-la pelo resto da minha vida. Ela libera um mover incrível”.

A música faz parte do álbum “Worship” (Adoração), que é inteiro composto por canções de adoração a Deus e foi gravado ao vivo em um show.

Veja abaixo a música original, composta por Michael W. Smith.

 

Michael nasceu em  Kenova, Virgínia Ocidental, em 1957.  Cresceu em lar evangélico e sempre foi muito próximo de seus pais e amigos. Aos cinco anos, ele compôs sua primeira canção e já tocava piano. Aos dez anos Michael tornou-se ativo na congregação que seus pais frequentavam, onde tocava piano no período de louvor aos domingos à noite.

Em 1978, ingressou na Marshall University, em West Virginia, mas cursou apenas um ano, se mudando para Nashville para fazer parte da comunidade musical da cidade.

Começou a tocar em algumas bandas locais, mas por não estar mais sob a proteção de sua família e dos amigos de sua cidadezinha, começou a responder à nova liberdade com hábitos que cada vez mais o escravizavam (…). Dormia tarde e não conseguia acordar antes do período da tarde. Estava experimentando drogas e tentando impressionar as pessoas, mostrando como era esperto. Ao invés de compreender suas habilidades musicais como um precioso Dom de Deus…”

Como consequência, quase morreu em uma festa na casa de outro músico, após consumir uma droga extremamente forte. Seu desespero foi tanto naquela ocasião que ele orava e dizia: “Senhor, não me deixe morrer”.

Mas isso não foi o suficiente para traze-lo de volta. O fundo do poço veio em 1979, aos 22 anos, quando sozinho em sua casa, entrou em pânico. Seus pensamentos corriam alucinadamente e ele foi tomado por uma taquicardia. Seu corpo entrou em choque durante horas. Foi então, no meio daquela dor física, que Michael sentiu Deus se aproximar.

“Ele não me condenou, nem me reprimiu. E eu sabia que minha vida estava totalmente fora de controle. Mas Deus veio tirar de mim as cargas que estavam me destruindo e me libertar para que eu começasse novamente”.

Esta foi a grande virada e a Bíblia voltou a ter grande importância na vida de Smith. Passando a tormenta, ele iniciou seu caminho de volta. Começou a tocar teclado na banda Higher Ground, que lhe abriu uma boa porta, já que ele assinou o seu 1° contrato como compositor com a empresa Paragon/ Benson Publishing Company.

Em 1982 passou a acompanhar como tecladista a jovem cantora Amy Grant. Os empresários de Amy, Mike Blanton e Dan Harrell, reconheceram seu talento e investiram nele. Em 1983, lançou o primeiro trabalho solo de sua carreira, seu 1° CD intitulado “Project”, que estourou com o hit “Friends”.

aprenda a tocar agnus dei

Daí em diante, lançou ao todo 18 álbuns e 11 livros, em seus mais de 20 anos de carreira. Ganhou vários Grammys, Dove Awards, Discos de Platina e Ouro; 29 de suas músicas chegaram ao 1° lugar das rádios americanas; ganhou o American Music Award; vendeu mais de 13 milhões de CD’s; cantou para 3 presidentes do USA, o Papa e o Reverendo Billy Graham. Assim Michael W. Smith se tornou um dos principais ícones da música cristã contemporânea.

Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas simpatizantes de violão.

Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube, curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!